Não digas tudo o que pensas

Não é necessário dizer tudo o que se...

 

     Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde. - Provérbios 12:18

     Não faz muito tempo, eu estive perto de milhares de pessoas em ambientes diferentes durante vários dias, visitando atrações e parques temáticos. Eu sou um observador de pessoas por natureza e tendo a oportunidade de me sentar perto das pessoas, esperando em filas e reunindo-me com multidões, eu tenho muito tempo para observar os outros.

     Resumindo as minhas observações em duas categorias, eis o que mais notei:

     1) Cônjuges dizerem coisas desagradáveis ​​um ao outro, e

     2) Pais rebaixarem verbalmente os seus filhos.

     Tenho a certeza de que essas observações não revelam nada de novo ou surpreendente, mas ocorreram com tanta frequência que não pude deixar de notar. As pessoas podem ser bastante desagradáveis ​​umas com as outras.

     Já que não é preciso inteligência para ser crítico, permite-me que te sugira um princípio relacional que me ajudou. Sei que é mais fácil falar do que praticar, mas é tão simples quanto isto: não digas tudo o que pensas!

     Eu entendo que segurar a língua exige autocontrolo e um certo grau de humildade, mas os resultados são incríveis! Quando alguém desperta uma emoção de indignação ou revolta em ti e tu queres reagir com uma facada verbal ... não o faças. Quando alguém fere o teu orgulho e tu queres dizer algo que seja uma resposta cáustica para colocares a outra pessoa no lugar dela ... não o faças. Quando alguém esgota a tua paciência e achas que uma forte reação te fará sentir melhor ...não o faças.

     Eu tenho um raciocínio rápido e uma propensão para o sarcasmo, e com essa incrível combinação de capacidades, eu crio algumas declarações realmente fortes ... que ninguém ouve além de mim. Porquê? Porque, como cônjuge e pai, aprendi que não preciso de dizer tudo o que penso. Quando escorrego e permito que determinadas palavras escapem da minha boca, acabo por ferir outras pessoas, desencadeando mais reações, rebaixando aqueles que amo, aumentando os níveis de tensão e criando memórias negativas.

     As palavras são sempre poderosas. Mas palavras descontroladas magoam e doem profundamente. Como as Escrituras de hoje mostram, usar palavras descuidadas é como ferir outra pessoa com uma espada. Em quase todos os casos, é melhor manter a espada na respetiva bainha.

     Experimenta hoje não dizeres tudo o que pensas! Só porque pensas, não significa que tenhas que o dizer. Nem todas as palavras devem ser proferidas.

 

APROFUNDANDO:

1. Em que circunstâncias acha mais difícil evitar dizer o que pensas?

2. Que ações podes realizar para teres mais sucesso em não dizer tudo o que pensas?

 

LEITURA ADICIONAL:

Provérbios 10:19; Provérbios 15:4; Efésios 4:29

Por Doug Fields

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário