Uma exortação para orar

man in white button up shirt

 

     Já ouviste da mulher que se curvou para orar na véspera de Ano Novo, dizendo: “Senhor, relativamente ao próximo ano, eu oro por uma conta bancária gorda e um corpo magro. E faças o que fizeres, por favor, não mistures as duas coisas como fizeste no ano passado.”

     Embora os Cristãos muitas vezes se esqueçam de orar pelos outros, a maioria de nós lembra-se de orar por si mesmo, especialmente quando se trata de coisas assim!

     Claro que não pensarias que um pastor se esqueceria de orar pelos outros, mas os pastores também são Cristãos. Então Paulo escreveu ao pastor Timóteo, dizendo:

     “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças, por todos os homens” (1 Timóteo 2:1).

     Agora, quando Paulo só exorta Timóteo a orar depois de o responsabilizar para que não fosse ensinada nenhuma “outra doutrina” (1:3,18), é fácil concluir disso que orar não é tão importante quanto ensinar. Todavia uma exortação de Deus é coisa séria! Depois que o Senhor disse aos judeus que “o sangue de todos os profetas” seria “requerido desta geração” (Lu. 11:50,51), Pedro “os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa” (Atos 2:40). A mim isto soa sério! E quando Paulo nos exorta a orar, sabemos que a oração deve ser um assunto igualmente sério aos olhos de Deus.

     Ao voltarmos ao capítulo anterior para ver porque Paulo exortou Timóteo a orar “pois”, vemos que Paulo acabara de o responsabilizar por militar “boa milícia” (1:18), ou combater um bom combate. Bem, o que todo soldado faz antes de ir para a batalha? Ele ora! Não me importa se ele é Cristão ou não. Um velho ditado diz: "Não há ateus nas trincheiras!”

     No entanto, como Cristãos, é tão fácil esquecer que Deus nos chamou para “... lutar … contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12). Depois de Paulo ter continuado nessa passagem a descrever a armadura que Deus nos deu para conduzir aquela guerra (v. 13-17), ele exortou os efésios a orar (v.18). Naturalmente! Depois de vestir a sua armadura, todo soldado romano certificava-se de orar ao seu deus, e nós também devemos orar.

     Amados, devemos orar pelos perdidos a quem falamos de Cristo, e devemos orar pelos santos a quem comunicamos a verdade do mistério, se esperamos militar “boa milícia” contra os espíritos malignos que os estão a manter nas trevas com as suas “doutrinas de demónios” (1 Tim. 4:1). Se estás a trabalhar para levar almas a Cristo e depois edificá-las na fé, porque não segues o exemplo de Epafras, que vemos “combatendo sempre por vós, em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados, em toda a vontade de Deus” (Colossenses 4:12)?

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário