A fonte de mudança duradoura

Mirtilo Com Folhas Verdes Durante O Dia

 

     Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque, sem Mim, nada podeis fazer. – João 15: 4-5

     Conta-se a história de um homem do Minnesota (EUA) que se reformou. Em busca de mudança, ele moveu-se para a Flórida, onde escaparia aos invernos frios, relaxaria e viveria os seus últimos anos num clima quente e ensolarado. Ele passava os dias indo à praia e expondo-se ao sol. Seis meses depois de se mudar para a Flórida, o homem morreu. O seu corpo foi enviado de volta ao Minnesota a fim de se realizar ali o funeral. Os seus amigos compareceram ao mesmo e puseram-se em frente ao caixão aberto. Eles ficaram parados por um momento, e então um amigo comentou: “Uau! A Flórida com certeza fez-lhe bem!”

     O homem bronzeara-se consideravelmente enquanto esteva na Flórida, mas o facto é que ele ainda assim, e apesar disso, estava morto. A Flórida fora a fonte da mudança do homem, mas que adiantava agora aquela mudança?

     Nós também esperamos mudanças. Talvez tenhas a esperança de um dia também te mudares para a Flórida. Talvez, para ti, a cirurgia estética seja a resposta. Ou, talvez seja uma casa maior, um emprego melhor, uma namorada mais bonita, ou qualquer outra coisa que aches que precisas. Tu podes buscar esse tipo de mudança, mas, depois de a conseguires, se não tiveres a verdadeira fonte de mudança duradoura, acabarás vazio e em busca da próxima melhor coisa na tua busca por realização.

     Na passagem bíblica de hoje, lemos sobre a verdadeira fonte de mudança significativa e duradoura, o Senhor Jesus Cristo. Ele diz-nos que é a videira e nós as varas. Somente ligados a Ele encontraremos mudanças satisfatórias. Somente ligados a Ele daremos frutos duradouros.

     Todos nós estamos ligados a uma videira. A que videira estás ligado? Ao Senhor Jesus Cristo? Ou à videira do mundo? Independentemente do que aconteça, irás produzir o fruto da videira a que estás ligado. Portanto, a questão é: que tipo de fruto estás tu a produzir? Se estás ligado à videira do mundo, irás produzir frutos amargos que vêm da tua velha natureza egoísta. Se estás ligado à videira de Cristo, irás produzir frutos que vêm de estares ligado ao Senhor Jesus Cristo e ao Espírito de Deus.

     As pessoas mais contentes que conheço não são as bronzeadas, as que têm os automóveis mais espetaculares, as casas maiores, os cônjuges mais atraentes ou os corpos mais perfeitos. Em vez disso, são as pessoas cujas vidas são marcadas pelo amor, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a gentileza, a fidelidade e o autodomínio. Qual é o segredo do seu contentamento e realização na vida? Estarem ligadas ao o Senhor Jesus Cristo, a única fonte de mudança duradoura.

 

APROFUNDANDO:

1. Que tipo de fruto a tua vida está a produzir?

2. A que videira os teus amigos mais próximos diriam que estás ligado, a videira de Cristo ou a videira do mundo? Porque responderiam eles dessa forma?

 

LEITURA ADICIONAL:

João 15:8; Gálatas 5:19-23; Mateus 7:16-19

Por Doug Fields

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário