Unidade

man in white t-shirt holding babys hand

 

 

     Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, num mesmo sentido, e num mesmo parecer. - 1 Coríntios 1:10

     Não existe pessoa que viva sem algum conflito na sua vida. Quer por divergências que acontecem no seu casamento, ou com os seus filhos, ou com um colega de trabalho, ou com um amigo, não há como escapar ao conflito nesta vida. Mesmo assim, Deus chama os Cristãos a viverem uma vida harmoniosa uns com os outros. Isso significa que nos vamos dar bem com todos os que encontrarmos? Não. No entanto, significa que devemos viver uma vida que luta pela reconciliação, uma vida que é como uma orquestra com diferentes harmonias e instrumentos, mas numa única música.

     Então, como podes ter a certeza de que estás a cantar a mesma música que os teus irmãos e irmãs Cristãos? Quando enfrentas um conflito, a primeira coisa que precisas de fazer é pedir a ajuda a Deus. Deus é Doador de sabedoria (Tiago 1:5). Depois, enfrenta o teu conflito. Só causas mais dor fugindo dele (Provérbios 24:26). Quando falas com a pessoa, o passo seguinte é assumires a tua parte de responsabilidade no conflito (Mateus 7:3) e certificares-te de que estás a tratar essa pessoa com respeito, não usando linguagem injuriosa ou ofensiva (Efésios 4:31). Ao falares com a pessoa com que te confrontas, uma das coisas mais importantes que podes fazer é ouvir. Faz tudo o que puderes para entender as razões da outra pessoa (Romanos 15:1).

     Os relacionamentos são importantes para Deus. Ele deseja união para nós e quer que resolvamos os nossos problemas, e não nos afastemos dos relacionamentos por causa de conflitos. A reconciliação é o ato de trazer a harmonia de volta ao relacionamento. Pode levar algum tempo para que algumas das feridas emocionais sarem e confiemos novamente, mas Deus chama-nos a trabalhar nesse sentido. A capacidade de perdoar e amar uns aos outros através da nossa pecaminosidade é um dos aspectos mais bonitos da fé cristã. E embora nem todo o conflito possa ser resolvido com todas as pessoas, precisas de ter a certeza de que fizeste tudo o que podias para o resolver.

 

APROFUNDANDO:

1. Um amigo costumava dizer-me que te deves sempre certificar de que o teu lado da cerca está limpo. Como isto se relaciona com este devocional e contigo?
2. Existem relacionamentos na tua vida que evidenciam conflitos que se agravam com o tempo? Pede a Deus sabedoria para veres a tua parte de responsabilidade no começo do processo de cura desse relacionamento quebrado.

 

LEITURA ADICIONAL:

Mateus 5:23-24; Mateus 18:15; Colossenses 3:8

Por Kelly McFadden

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário