Levantando a bandeira branca

Bandeira branca na praia eleitoral - Estado Sentido

 

     E dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas, qualquer que, por amor de Mim, perder a sua vida, a salvará – Lucas 9:23-24

 

     Tradicionalmente, a bandeira branca é um símbolo de paz ou cessar-fogo. Numa batalha, geralmente a parte mais fraca levanta a bandeira branca como meio de solicitar negociação ou rendição. Nas regras da guerra, a pessoa que se aproxima com a bandeira branca não deve ser alvo de disparos, nem deve disparar em ninguém. É um símbolo de rendição.

     Rendição significa desistir ou ceder ao poder de outro. Ao agitares a tua bandeira significa que deixaste toda a tua armadura e proteção para trás. Em essência, perdes e a outra pessoa ganha. É simples, assim.

     O Senhor Jesus Cristo diz à multidão que, para serem Seus seguidores, precisam de tomar as suas cruzes diariamente. É um símbolo de rendição. Naqueles dias, muitos galileus morreram às mãos dos romanos carregando a sua cruz até ao local onde seriam crucificados. Eles perderam; os romanos venceram. O Senhor Jesus Cristo disse à multidão que, para O seguirem, eles deveriam render-se. O Senhor Jesus Cristo pede-nos para fazer o mesmo hoje. Precisamos de diariamente erguer a nossa cruz. Ao fazer isso, não nos podemos apegar firmemente às nossas vidas, empregos, dinheiro, identidade, controlo ou aos nossos corações. Porquê? Nas palavras do Senhor Jesus Cristo, ao nos rendermos a Ele, nós perdemo isso tudo.

     Na visão do mundo, isto é ao contrário. O mundo diz: “Lutea até ao fim, sai por cima!” O Senhor Jesus Cristo diz: desiste, rende-te a Mim, deixa a tua armadura para trás. Confia em Mim a tua vida, preocupações, dinheiro, família, coração, trabalho e identidade. Para os crentes, Ele quer que entendamos que somos Seus. Ele quer que saibamos que temos um propósito, o Seu propósito. A vida cristã não promete conforto, mas promete realização e satisfação.

     Quando hasteares a tua bandeira branca ao Senhor Jesus Cristo, deves caminhar até Ele de braços abertos. Sem armas ocultas, planos e agendas. Quando agitares a tua bandeira branca, abre mão do teu controlo. Tu perdes e o Senhor Jesus Cristo vence. E quando o Senhor Jesus Cristo vence na tua vida, é então que realmente encontras a verdadeira vitória.

 

APROFUNDANDO:

1. Que áreas da tua vida precisas de render a Deus?

2. Como já viste a vitória da rendição na tua vida?

 

LEITURA ADICIONAL:

Salmo 145; Mateus 6:25-34; Filipenses 1:1-6

Por Kelly McFadden

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário