O que devemos dar a Deus?

O que significa Dê César o que é de César e a Deus o que é de Deus? -  Versiculos

 

     Quando o Senhor Jesus Cristo disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22:21), ficou claro que Ele quis dizer que o dinheiro dos impostos que Lhe pediram (v. 19) deveria ser entregue ao rei. Mas já se interrogou o que Ele tinha em mente ao falar das coisas que deveriam ser dadas a Deus?

     Bem, no contexto do pedido de dinheiro que o povo de Deus devia ao governo que os governava em questões civis, o Senhor certamente estava a pensar no dinheiro que eles também deviam dar aos sacerdotes que lhes ministravam em questões espirituais. Lembra-te de que a tribo sacerdotal de Levi não tinha recebido herança na Terra Prometida, não tendo nenhuma fonte de receita para além dos dízimos que os hebreus fiéis tinham de pagar se quisessem dar a Deus o que era de Deus.

     Mas acredito que o Senhor estava a pensar em outra coisa que as pessoas deveriam querer dar a Deus. Não vamos esquecer como o Senhor determinou o que deveria ser dado a César. A moeda que Ele pediu para ver (v. 19) trazia a imagem do imperador (v. 20), e Ele concluiu corretamente que, portanto, pertencia ao imperador. Mas por esse raciocínio, uma vez que todos os homens trazem a imagem de Deus por virtude da criação (Génesis 1:27; 9:6; 1 Cor. 11:7), eles pertencem-Lhe e devem-Lhe a glória que historicamente os homens têm recusado dar-Lhe (Rom. 1:21). 

     Claro, enquanto muitos Cristãos glorificam o seu Criador, todos deveriamos fazê-lo, visto que nós, que somos salvos, também trazemos espiritualmente a imagem de Deus. Nota que quando Deus te salvou, foi para seres “conforme à imagem de Seu Filho” (Rom. 8:29) e foste vestido do novo homem que traz “a imagem d’Aquele que o criou” (Col. 3:10). Portanto, se damos dinheiro a César porque traz a sua imagem, devemos também dar-nos a Deus “como vivos de entre mortos” (Rom. 6:13).

     Além disso, o teu corpo físico também Lhe pertence (1 Coríntios 6:19,20), por isso também está entre as coisas que são Suas que Lhe deveriam ser dadas. Isso significa que, embora, sem dúvida, queiras dar a Deus financeiramente para sustentar os ministérios que te ministram (1 Cor. 9:11; Gál. 6:6), também deves considerar seguir o exemplo dos macedónios, que “primeiro se deram … ao Senhor” (2 Coríntios 8:5).

     O rei Ezequias “… não correspondeu … ao benefício que se lhe fez …” (2 Cónicas 32:25), mas à luz do amor infinito e da maravilhosa graça que Deus nos concedeu, vamos ambos dar a Deus as coisas que são de Deus!

por Ricky Kurth

 

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário