És um homem segundo o coração de Deus?

Balão De Coração Vermelho Em Cima Do Chão

 

     Já te interrogaste como Deus pôde chamar a David de “homem segundo o Seu coração” (I Sam. 13:14)? É verdade que Ele o chamou assim antes das suas horríveis infrações de adultério e homicídio. Mas, mesmo depois da sua morte, Deus disse dele que ele andou “nos Meus caminhos, guardando os Meus estatutos e os Meus mandamentos” (I Reis 3:14). Como pôde ser isso?

     Bem, para começar, compara como Balaão foi capaz de dizer de Deus que Ele “Não viu iniquidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacob” (Números 23:21). Isso, é claro, aconteceu porque os judeus podiam dizer que “Quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões” (Salmo 103:12), e Isaías podia orar com confiança: “… Tu …lançaste para trás das Tuas costas todos os meus pecados” (Isaías 38:17). Da mesma forma, Deus foi capaz de fechar os olhos aos pecados de David, sabendo que Cristo um dia pagaria por eles.

     Mas tem que haver algo mais para Deus ser capaz de chamar a David de um homem segundo o Seu coração, e eu creio que há. Nota que quando Deus disse de David que o seu coração era “perfeito para com o Senhor seu Deus”, Ele disse isso em contraste com Salomão, cujas esposas “lhe perverteram o seu coração para seguir outros deuses” (I Reis 11:4). Apesar dos seus grandes pecados, David nunca caiu na idolatria. Ele teve sempre um coração voltado para o Senhor e um desejo ardente de O servir.

     Como pastor, os Cristãos perguntam-me sempre como posso ter deles uma opinião tão elevada quando, em muitos casos, os aconselhei em momentos de pecado e fracasso e, portanto, conheço a sua vergonha mais profunda. Explico sempre que Deus olha para o coração deles para o Senhor, e por isso tento sempre fazer o mesmo. Não quero dizer que aqueles que se esforçam para servir ao Senhor não podem errar aos meus olhos, mas tal está muito próximo de assim ser.

     Portanto, embora devamos sempre nos esforçar para viver as nossas vidas perfeitamente como Deus nos vê em Cristo (Fil. 3:10-14), se te estás a culpar pelos seus pecados e fracassos do passado, para com isso. Lembra-te de que “o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (I Sam. 16:7), e se Deus não vê a tua iniquidade, tu também não deverias ver.

     Finalmente, se és Cristão crítico, deves aprender a olhar para os outros como Deus olha para ti, e “Portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus” (Rom. 15:7).

Por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário