Encontrando orientação em que podes confiar

    

 

     O sábio que os [Provérbios] ouvir se tornará ainda mais sábio. Quem tem entendimento receberá orientação. – Provérbios 1:5 (NVT)

     Eu estava curioso. Um vizinho ofereceu-me o livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso. Assim sendo, li um capítulo do livro sobre como obter orientação para a vida. Eu li o seguinte: “Se eu abraçar o presente e me tornar um com ele, posso sentir um fogo, uma centelha de êxtase pulsando em cada célula viva do meu ser. Estou numa jornada cósmica, poeira estelar que gira e dança em redemoinhos e redemoinhos do infinito.” Por favor! “Redemoinhos do infinito?” Isso soa como o que acontece quando o ralo da minha banheira não para de funcionar. Que monte de lixo! Aliás, o livro foi um best-seller. As pessoas realmente tomam decisões com base nesse lixo.

     Quando se trata de buscar orientação, tenho um plano melhor, e vem de um livro em que podemos confiar. Eis um versículo das Escrituras para ti. Trata-se de 2 Timóteo 3:16: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo.  (NVT). De acordo com esta passagem, tudo o que precisas para orientação na vida está bem ali nas Escrituras, seja em forma específica, seja em princípio geral. O que falta? Nada. Está exatamente ali. E definido para nós.

     Tens uma decisão a tomar? Queres aprender a tomar melhores decisões? Examina a Palavra de Deus. A decisão que estás a considerar tomar está de acordo com o ensino claro das Escrituras? Se não, não a tomes. Não importa o quão boa a decisão pareça ou quão grande a promessa seja aparentemente, quanto te enriqueça ou o quão feliz te faça. Se não estiver de acordo com a Palavra de Deus, a resposta deve ser não. Porquê? Porque fazer qualquer coisa que esteja fora do ensino das Escrituras só irá acabar em dor. Haverá alguma consequência da qual só te irás arrepender mais tarde. Irás a cabar acabar a dizer uma vez mais, “Se tão-somente”.

     Por conseguinte, lê um pouco a Bíblia todos os dias. Não te sintas culpado por não leres todo o Novo Testamento na segunda-feira e todo o Antigo Testamento na terça-feira. Basta leres um pouco todos os dias. O que descobrirás é que quanto mais leres a Bíblia, mais te familiarizarás com a orientação de Deus para a tua vida. Ao leres, deixa que ela cresça no teu coração. Então, começarás a dar frutos na tua vida. Quando te deparares com uma decisão, a Palavra de Deus virá à tua mente e saberás o tipo de direção que Deus deseja que tomes.

 

APROFUNDANDO:

1. De que formas a Bíblia tem dado orientação à tua vida?
2. Na tua opinião, quais são alguns dos benefícios práticos de se investir mais tempo na leitura da Palavra de Deus?

 

LEITURA ADICIONAL:

Provérbios 15:14; Salmo 119:97-105; Salmo 25:5

Por Doug Fields

Sermões e Estudos

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Carlos Oliveira
Religiões de substituição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de julho de 2021

Fernando Quental
Paciência

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:1 em 21 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário