O que fazer quando não há mandamento específico

open book

 

     "Viver a vida cristã pode ser desafiador às vezes. Como podemos determinar o que é aceitável para Deus quando não há um mandamento específico de Cristo?"

     A Palavra de Deus é sempre relevante - ela transcende os tempos! Se um determinado assunto não estiver tratado especificamente nos escritos de Paulo, devemos remetê-lo para um princípio mais amplo. Por exemplo, podes te interrogar: a minha ação ou participação nisto glorificará a Deus? Se tiveres alguma reserva, provavelmente estás a mover-te em areias movediças. Paulo diz: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31).

     Outro princípio a ser aplicado é: “Examinai tudo. Retende o bem; abstende-vos de toda a aparência do mal.” (1 Ts 5:21,22). Examinar tem o sentido de colocar as coisas sob teste. Se estiveres a reformar uma casa velha e os degraus das escadas parecem inseguros, naturalmente deves certificar-te de que os degraus aguentarão o teu peso antes de tentares subi-los. Não pensaríamos em colocar-nos em perigo - o mesmo deve ser verdade na nossa vida espiritual.

     Teste: Devemos tomar posse de algo que não é nosso por direito? Ilustrando, o que farias se encontrasses uma carteira com dinheiro ao lado de um banco num parque? Muitas vezes, examinar a conduta de um servo de Deus nesses assuntos ajudará a determinar se as nossas ações serão aceitáveis ​​ao Senhor.

     Quando o apóstolo Paulo ganhou Onésimo para Cristo, em Roma, ele poderia ter arrazoado que, uma vez que o cadastro deste escravo fugitivo estava limpo das suas ofensas passadas, ele agora poderia reclamá-lo para si. Afinal, pensa em como Onésimo poderia ter sido uma mais valia para Paulo na obra do ministério. Mas Onésimo pertencia por direito a Filémon, e o velho apóstolo devolveu-o, com uma carta, para permitir que o seu irmão na fé tomasse a decisão que entendesse. Por outras palavras, ele não presumiu qual seria a decisão do seu amigo; ele fez o que estava certo. O Senhor recompensará generosamente Paulo pela sua boa ação no Tribunal de Cristo. O que farias tu, se te encontrasses em circunstâncias semelhantes?

- Paul Sadler

Sermões e Estudos

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Carlos Oliveira
Religiões de substituição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de julho de 2021

Fernando Quental
Paciência

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:1 em 21 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário