Cortesia Incomum

Foto profissional grátis de água, close, copo

 

 

     E qualquer que tiver dado, só que seja, um copo de água fria, a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que, de modo algum perderá o seu galardão. – Mateus 10:42

     Nada sacia a sede como a água. Bebidas desportivas, sucos de frutas, refrigerantes e café fornecem ao corpo um refresco saboroso, mas quando o corpo tem sede, a verdadeira satisfação vem apenas da água. Na comovente reflexão, A Severe Mercy (Uma Misericórdia Severa), o escitor Sheldon Vanauken dá testemunho aberto da história de amor profundo e agridoce que ele tem partilhado com a sua esposa, Davy. No início do seu relacionamento, eles definiram como símbolo de cortesia um para o outro, um copo d'água à noite - uma cortesia que representava o amor altruísta que um tinha pelo outro.

     Dar um copo de água fria a outra pessoa é tão simples quão inconveniente. Se fores como eu, gostarás muito do conforto de uma cama quentinha. Provavelmente teres um travesseiro, cobertor ou certos tipos de lençóis favoritos que, uma vez enrolados em ti, equivalem a um abraço caloroso. Quando estou assim muito confortável, não gosto de sair da cama para ir buscar um copo de água, muito menos para outra pessoa. No entanto, o simples ato de deixares o teu conforto pessoal para cuidar das necessidades de outra pessoa demonstra o amor que o Senhor Jesus Cristo nos manifestou quando deixou o claro conforto e gozo do Céu para viver a Sua vida aqui na terra.

     Na passagem acima, o Senhor Jesus Cristo explica que nenhum ato de bondade, por menor que seja, passa despercebido ou não seja recompensado, quando feito em Seu nome. No livro de Mateus, Jesus conta a história das ovelhas e dos bodes, ilustrando a diferença entre aqueles que cuidam das necessidades simples dos outros e aqueles que optam por desviar o olhar. Na paráfrase bíblica de Eugene Peterson, A Mensagem, ele transmite Mateus 25:40 desta forma: “Sempre que fizeste uma destas coisas a alguém esquecido ou ignorado, esse alguém era Eu - fizeste-o a Mim.”

     Servir outra pessoa costuma ser inconveniente. Exige tempo, energia, recursos pessoais e, às vezes, desconforto pessoal. É muito mais fácil desviar o olhar e presumir que outra pessoa o fará. No entanto, o Senhor Jesus Cristo convida-nos a servi-Lo cuidando das necessidades dos outros. Hoje e todos os dias o convite permanece. Como irás responder?

 

APROFUNDANDO:

Identifica uma pessoa a quem, hoje, possas servir. Faz um sacrifício pessoal nesse sentido.

 

LEITURA ADICIONAL:

Mateus 25:31-46; Colossenses 3:17

Por Leslie Snyder

 

Nota importante: Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça(2 Timóteo 3:16).

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário