Desbaste

Foto profissional grátis de agricultor, agricultura, agronomia

 

     Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. – Mateus 11:28-30

     Só recentemente me tornei numa pessoa que gosta de trabalhar no jardim. Instalámos uma piscina há alguns anos e decidi cultivar um monte de plantas tropicais no nosso quintal. No primeiro ano, tudo parecia lindo. Mas, no terceiro ano, as plantas estavam tão densas que precisei de desbastá-las. Basicamente, tive de me livrar de algumas das coisas boas do meu jardim para abrir espaço para o melhor.

     A maioria das pessoas precisa dar uma olhada nos seus horários e fazer o mesmo tipo de desbaste. Porque razão tantas famílias de hoje acham que as crianças deveriam ter aulas de francês, futebol, violino e aulas particulares aos cinco anos? E isso apenas às segundas-feiras! Uma das razões porque vemos tantas crianças a revoltar-se com a vida académica e o desporto, e a chegarem esgotadas à universidade, é porque permitimos que se envolvam exageradamente com coisas e projetos extras. As crianças não deveriam precisar de uma agenda. O meu bom amigo, Doug Fields costuma dizer: “Temos que aprender a dizer NÃO, mesmo a muitas coisas boas, para que possamos dizer SIM ao que é mais importante na nossa vida”.

     Se começasses a diminuir a programação da tua família, como seria? Uma coisa é certa: cada família deve apresentar os seus próprios pensamentos e ações que melhor satisfaçam as suas necessidades. Com essa ideia em mente, devemos começar a programar as nossas prioridades e não a priorizar a nossa programação existente.

     Primeiro, faz uma lista das atividades e responsabilidades da tua família. A seguir, começa a cortar. Para alguns de vós, este será um dos exercícios mais difíceis da vossa vida. Depois de tentares, revê a tua programação e procura espaços para inserires uma pausa. Lembra-te de que uma pausa significa simplesmente descanso. O descanso muda o ritmo da tua vida; o teu objetivo é restaurares as forças e ajudar-te a desfrutar de quietude. O termo bíblico ainda significa literalmente “desaperto”. Existe um dia, meio dia ou apenas algumas horas em que podes experimentar a renovação oriunda do descanso?

     Espero que aprendas esta lição com a minha ilustração simples da jardinagem: o desbaste pode ser doloroso, pois remove algumas coisas boas. Mas, fazer isso cria um espaço saudável para que as melhores coisas da vida possam firmar-se.

 

APROFUNDANDO:

Conforme indicado acima, faz uma lista das tuas atividades e responsabilidades. O que podes deduzir da mesma que permitirá que as tuas prioridades mais importantes se tornem mais fortes?

 

LEITURA ADICIONAL:

João 15:1-2

Por Jim Burns

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Abigail

Tema abordado por José Carvalho em 20 de junho de 2021

Carlos Oliveira
A tragédia da imoralidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de junho de 2021

Fernando Quental
O primeiro de muitos dias

Tema abordado por Fernando Quental em 13 de junho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:24,25 em 23 de junho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário