Treinar versus Tentar

foot exercises for runners

 

     E, todo aquele que luta, de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar; antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha, de alguma maneira, a ficar reprovado. - 1 Coríntios 9:25-27

     Imagina que eras selecionado para participar nas Olimpíadas. Recebias um telefonema do Comité Olímpico e eles queriam que corresses na maratona. Era a tua oportunidade. Imagina-te a desfilar na cerimónia de abertura com os atletas da elite do mundo, acenando à multidão e candidatando-te a uma medalha. Na tua cabeça, ouves o Hino Nacional a ser tocado e sabes, sem dúvida alguma, que é esse o teu destino.

     Então cais na realidade. Não consegues correr uma maratona no momento. Não treinaste. Nunca caminhaste 42 km num só dia, muito menos correste essa distância. Mesmo que tentasses muito, o melhor que conseguirias seria rastejar até à meta. Tu nem te consegues lembrar da última vez que deste a volta a um quarteirão, muito menos a uma cidade! Para correres a maratona, terias que mudar a tua vida. Terias que entrar numa vida de treinamento estrito e disciplinado. Terias que te sacrificar. Independentemente do quanto tentasses, terias que treinar para ter sucesso.

     A vida cristã também é assim. Podemos esperar ser seguidores maduros de Cristo, mas no fim, a menos que tenhamos treinado, não conseguimos terminar triunfantes. Na vida é importante que estudes a Bíblia, ores, aguentes os tempos de dificuldade, busques a sabedoria de Deus, aprendas, cresças e te sacrifiques. Tudo isso faz parte do treinamento. Os Cristãos fazem-no pelo prémio eterno, que se alcança no Céu, junto de Deus. É importante fixarmos os nossos olhos com uma fé viva no Senhor Jesus Cristo.

     Tens que decidir treinar todos os dias. *

 

APROFUNDANDO:

1. De que formas precisas de te sacrificar para disputares a corrida por Deus?

2. Qual é o propósito de te sacrificares e seres disciplinado diariamente na tua vida?

 

LEITURA ADICIONAL:

Hebreus 12:1-4; Filipenses 3:13-14; 2 Timóteo 4:6-8

 

* Este devocional foi inspirado no livro de John Ortberg, The Life You’ve Always Wanted (A Vida Que Sempre Quiseste).

 

Por Kelly McFadden

Sermões e Estudos

José Carvalho
Abigail

Tema abordado por José Carvalho em 20 de junho de 2021

Carlos Oliveira
A tragédia da imoralidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de junho de 2021

Fernando Quental
O primeiro de muitos dias

Tema abordado por Fernando Quental em 13 de junho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:24,25 em 23 de junho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário