Impotente ou esperançado?

Foto profissional grátis de abaixar, aborrecido, abraçando o joelho

 

     E ali esteve [Jesus] no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. - Marcos 1:13

     Há uns anos, recebi notícias que até agora causam receio no meu coração e na minha mente. Eu estava a viajar para falar num acampamento Cristão de verão quando liguei para casa a fim de falar com a minha esposa. Eu esperava ouvir a notícia usual de que “está tudo bem”, quando em vez disso ouvi palavras que ainda ecoam na minha memória, “Eu tive um ataque cardíaco na noite passada.”

     Estar longe de casa foi o suficiente para que uma sensação de impotência me inundasse. Eu estava preocupado com a saúde da minha esposa e oprimido com a sensação de que não poderia fazer o que quer que fosse para a ajudar. Eu estava muito longe, muito só e muito surpreso para oferecer alguma força por meio de palavras e orações. Esse sentimento de impotência conduziu-me ao desespero, ao medo e a um estranho tipo de paralisia. Eu não sabia o que fazer.

     Impotência é um sentimento com o qual cada um de nós às vezes precisa de lidar. Os sentimentos em si não são maus, malignos ou destrutivos. São sentimentos - emoções - que nos são dados como um presente de um Deus criativo e amoroso. O problema com qualquer sentimento, especialmente o da impotência, é o que vamos fazer com isso.

     O que realmente importa são as ações que os sentimentos produzem. A impotência pode levar à paralisia, tornando-nos incapazes de fazer o que quer que seja. É por isso que Jesus é uma inspiração! Não consigo imaginar o que Jesus estava a passar aquando das Suas tentações no deserto. Sendo totalmente humano, Ele experimentou toda a gama de emoções que poderiam tê-lo levado a um desligar completo do propósito da Sua vida. No entanto, no meio das tentações, Ele foi ministrado, fortalecido e encorajado.

     Da próxima vez que passares por um sentimento de impotência, o que te irá trazer esperança? Quando esses momentos chegarem, encontra alguém em quem confies e com quem possas conversar, alguém que te possa trazer esperança. Além disso, nunca te esqueças de que Deus é a nossa esperança e força. Ele está muito presente em tempos de angústia, esperando renovar-nos com o Seu Espírito.

 

APROFUNDANDO:

1. Quando foi a última vez na tua vida em que te sentiste impotente?

2. O que fizeste a esse respeito? Como encontraste o sentido de esperança? Como alcançaste as pessoas ou Deus?

 

LEITURA ADICIONAL:

Salmo 121; Salmo 118; Hebreus 11

 

Por Robin Dugall

Sermões e Estudos

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Carlos Oliveira
Religiões de substituição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de julho de 2021

Fernando Quental
Paciência

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:1 em 21 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário