Perda de memória recente

Foto profissional grátis de adulto, álbum de fotos, amor

 

 

     Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. – Êxodo 20:1,2

     Depois de liderar os israelitas para fora do Egito, Moisés e o povo foram para o deserto do Sinai. Ali, o povo acampou em frente à montanha enquanto Moisés foi ao encontro de Deus e agiu como intermediário entre Deus e o povo. Após um desses encontros, Moisés trouxe ao povo algumas instruções de Deus, a que chamamos de Dez Mandamentos. No entanto, antes de começar, Deus lembrou-os de duas coisas importantes: Quem Ele é e o que Ele fez por eles. “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.

     Sempre foi para mim grande surpresa a facilidade com que o povo de Israel se esqueceu do Senhor e das coisas que Ele fez por eles. O Antigo Testamento está repleto de frases “e o povo fez o que era mau aos olhos do Senhor” e “os filhos de Israel … deixaram ao Senhor”. Eu não entendo! Como poderiam as mesmas pessoas que testemunharam as pragas devastadoras no Egito, que caminharam em solo seco entre duas paredes de água, e que seguiram uma coluna de fogo durante a noite e uma nuvem durante o dia rumo à terra prometida esquecer e abandonar Aquele que fez isso acontecer?

     Infelizmente, não somos diferentes na nossa geração. Também nos esquecemos facilmente do que Deus fez por nós e voltamos às nossas reclamações. Esquecemos a paz em vez da dor, o relacionamento restaurado e as intermináveis ​​orações respondidas. Deus é o EU SOU. Ele é o nosso libertador. Ele é o mesmo “ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8).

     Talvez a jornada da escravidão para a liberdade provoque a perda de memória recente. Em algum lugar entre a emoção da viagem e a realidade da estrada à nossa frente, esquecemos de onde viemos e abandonamos Aquele que nos libertou. Hoje, reserva um tempo para reescreveres a tua rota.

 

APROFUNDANDO:

1. Que demonstrações da bondade de Deus na tua vida te esqueceste?

2. Que passos podes dar para superar essa “perda de memória de curto prazo”?

 

LEITURA ADICIONAL:

Êxodo 19:1-25

Por L. Snyder

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário