Intrusa

man kneeling down near shore

 

     E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não Me deste água para os pés; mas esta regou-Me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não Me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de Me beijar os pés. Não Me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-Me os pés com unguento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas, aquele a quem pouco é perdoado, pouco ama. - Lucas 7:44-47

     Nas Escrituras de hoje, lemos sobre duas pessoas e a sua interação com Jesus: uma, o anfitrião do jantar e a outra, uma intrusa. Uma era considerada ensinadora; a outra era considerada pecadora.

     Duas pessoas, ambas com acesso ao perdão e à paz. Uma tratava-se de um líder religioso, a outra, uma pessoa com má reputação.

     Jesus conta uma história ao seu anfitrião, sobre duas pessoas que tinham dívidas, uma muito mais do que a outra - mas ambas as dívidas eram tais que nenhuma delas poderia pagar - porém, ambas tinham sido perdoadas pelo credor. Jesus perguntou ao seu anfitrião, Simão: “Qual delas o amará mais?” O que Simão não percebe é que a sua resposta exporá o facto de ele ainda olhar com olhos implacáveis, não perdoadores. A questão não é que a um seja permitido amar menos, enquanto ao outro é requerido amar mais. A questão é que existe só uma resposta completa e libertadora e a única pessoa que a percebeu e assimilou, está caída de joelhos.

     Como responderás tu? Isso vai deixar-te ainda a viver com rótulos e níveis de graça, ou irá fazer-te ajoelhar?

 

APROFUNDANDO:

1. Como estás a responder ao amor e generosidade de Jesus? Isso está a tornar-te numa pessoa mais amorosa e generosa ou mais hipócrita?

2. De que forma a tua vida pode ser vivida mais em sintonia com o amor de Jesus?

 

LEITURA ADICIONAL:

Lucas 7:36-50; 6:46-49; João 8:31-32

Por Mike DeVries

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário