O propósito de Deus no impedimento de Satanás

Foto profissional grátis de andar, anônimo, ao ar livre

 

“Pelo que bem quisemos, uma e outra vez, ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu” (1 Tes. 2:18).

Deus tem um plano para cada um de nós, um plano que é para o nosso bem e a Sua glória. Contudo, não nos devemos esquecer que Satanás também tem um plano para a vida do crente. Os seus desígnios visam destruir a nossa vida e testemunho de Cristo por meio do pecado, falsas crenças e decisões erradas. A menção que Paulo faz das “astutas ciladas do diabo” em Efésios 6:11 ensina-nos que Satanás tem estratégias, métodos e esquemas para nos fazer cair ou fugir na batalha espiritual. Satanás não te pode tirar a tua salvação (Colossenses 3:3), mas pode destruir o teu testemunho. Como um ladrão, ele também pode roubar de ti a tua alegria em Cristo e a tua certeza da salvação.

Depois de estabelecer a igreja em Tessalónica, Paulo tentou “uma e outra vez” religar-se e visitá-los, mas não deu certo. A razão, escreveu Paulo, era que “Satanás no-lo impediu”. A palavra Grega para “impediu” é usada para tornar uma estrada intransitável. No contexto do atletismo, significava rasteirar alguém durante uma corrida. Num contexto militar, referia-se a abrir uma trincheira na frente de um exército que avançava para impedir o avanço do inimigo. Satanás faz a mesma coisa na nossa vida cristã: ele bloqueia o caminho, rasteira-nos a meio do caminho para nos fazer tropeçar ou impede o nosso progresso espiritual.

Nós não sabemos especificamente o que Satanás fez para impedir que Paulo voltasse a Tessalónica, mas sabemos que Paulo atribuiu o impedimento ao próprio Satanás. No entanto, nós agora vemos como até mesmo o obstáculo de Satanás era parte da providência de Deus para a vida de Paulo. Deus permitiu e usou a oposição de Satanás e extraiu bem desse obstáculo que Paulo considerara mau. Assim como fez com a cruz, Deus realizou os Seus próprios propósitos, usando o diabo para o efeito.

A consequência da impossibilidade de Paulo ir a Tessalónica foi ele escrever-lhes uma carta, uma carta que se tornou parte da nossa Bíblia. Esta carta, por sua vez, resultou em glória para Deus e, nos últimos 2.000 anos, incontáveis ​​multidões de pessoas têm sido beneficiadas com a Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses e têm sido abençoadas pelas suas verdades divinas, como a nossa bem-aventurada esperança do Arrebatamento (4:13-18) - para citar apenas uma. Foi porque Paulo enfrentou um obstáculo satânico na sua vida que nós temos a Primeira Epístola aos Tessalonicenses. Faremos bem em recordar isto, sempre que enfrentamos uma estrada bloqueada ou uma barreira na vida que consideramos má, pois Deus pode operar trazendo algo de bom para Sua glória e nossa bênção.

- Por Kevin Sadler

Sermões e Estudos

José Carvalho
Abigail

Tema abordado por José Carvalho em 20 de junho de 2021

Carlos Oliveira
A tragédia da imoralidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de junho de 2021

Fernando Quental
O primeiro de muitos dias

Tema abordado por Fernando Quental em 13 de junho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:24,25 em 23 de junho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário