Tirar conclusões precipitadas

Pessoa Segurando Smartphone Preto

 

 

E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, não tornando mal por mal, ou injúria por injúria, antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção. – 1 Pedro 3:8-9

Conta-se a história de uma pessoa que comprou um pequeno pacote de biscoitos num aeroporto antes do voo. Ela sentou-se para esperar a hora de embarcar no avião e começou a ler um jornal. Gradualmente, foi-se apercebendo de um barulho que vinha do assento ao lado dela. Por detrás do seu jornal, ficou espantada ao ver um homem a servir-se dos seus biscoitos. Não querendo fazer uma cena, mas querendo que o homem soubesse que ela se apercebera disso, abaixou-se e tirou um um biscoito para ela. Passaram-se alguns momentos e ela ouviu mais farfalhar. Ela olhou para baixo e viu o homem pegar noutro biscoito. Então, ela abaixou-se e também pegou noutro biscoito. Finalmente, ela viu o homem pegar no último biscoito, parti-lo ao meio e empurrar a outra metade para ela. Ele comeu a metade do biscoito, levantou-se e saiu. A mulher ficou furiosa! Mais tarde, no avião, a mulher abriu a bolsa e ficou chocada e envergonhada ao encontrar o seu pacote de biscoitos inteiro e fechado.

Será que já aconteceu algo assim contigo? Já fizeste suposições erradas sobre outra pessoa? Eu tenho consciência de que já o fiz! Esta história lembra-nos do perigo de tirar conclusões precipitadas. Infelizmente, formar opiniões sobre os outros com base em suposições erradas é muito comum.

Na maioria das vezes, todos nós poderíamos sair beneficiados se fôssemos mais lentos em nos julgarmos uns aos outros. Sê paciente. Hesita intencionalmente por mais um momento após a tua primeira impressão ter sido formada para ver se o quadro geral se torna mais claro. Julga da maneira que gostarias de ser julgado. E, mesmo que a tua primeira impressão esteja correta e acabes por perder um pacote de biscoitos, lembra-te de que isso realmente não é o que mais importa!

 

APROFUNDANDO:

1. Pensa numa ocasião em que tiraste uma conclusão errada sobre outra pessoa. Como lidaste com a situação? Como lidarias com isso de forma diferente hoje? Como é que a situação teria sido melhor se não tivesses feito uma suposição errada?

2. O que é que hoje podes fazer para evitar suposições erradas sobre outra pessoa?

 

LEITURA ADICIONAL:

Mateus 7:1-5; 1 Coríntios 6:7; 1 Pedro 3:13-14

Por Jim Liebelt

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Abigail

Tema abordado por José Carvalho em 20 de junho de 2021

Carlos Oliveira
A tragédia da imoralidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de junho de 2021

Fernando Quental
O primeiro de muitos dias

Tema abordado por Fernando Quental em 13 de junho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:24,25 em 23 de junho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário