Bem-sucedido ou fiel?

low-angle photography of man in the middle of buidligns

 

 

     E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.  – Mateus 25:21

     A maioria das pessoas esforça-se para ter sucesso. Há produtos que prometem sucesso instantâneo em tudo - desde a perda de peso até à liberdade financeira. Há escolas que prometem sucesso na produção de alunos bem instruídos que terão sucesso na universidade e no mundo do trabalho. Na verdade, existe a promessa de que, se fores bem-sucedido no trabalho, nos negócios, na formação, no desporto ou nas artes, terás conseguido uma vida de sucesso. Excelente! Quero inscrever-me!

     Infelizmente, essa ideia de sucesso infiltrou-se na igreja em quase todos os aspetos. Uma igreja bem-sucedida geralmente é medida pelo número de membros, participantes na manhã de domingo, número de participantes na equipa ministerial ou pelo número de pessoas que responderam a um apelo. Eu gostaria que pensásses que a igreja não é chamada para ser “bem-sucedida” do modo como o sucesso é medido hoje. Em vez disso, somos chamados a ser fiéis.

     O Senhor Jesus Cristo contou uma parábola de três servos que receberam responsabilidades sobre diferentes quantias de dinheiro ou “talentos”. Dois dos servos usaram o que lhes foi dado pelo Senhor e tiveram algum lucro; contudo, o outro servo, por medo do Senhor, enterrou o seu talento no solo, devolvendo apenas o que lhe foi dado quando o Senhor voltou. Os servos que investiram os seus talentos e trouxeram um retorno maior foram descritos como “bons e fiéis”, enquanto aquele que escondeu o seu talento foi descrito como “mau e negligente”.

     Alguns descreveriam os dois primeiros como "bem-sucedidos". O Senhor, no entanto, descreveu-os como "fiéis". As duas coisas são completamente separadas? Não necessariamente. A fidelidade às vezes traz sucesso terreno, mas muito mais importante, a fidelidade traz recompensa eterna. Isso significa que não nos devemos esforçar para ter sucesso nos nossos ministérios? Talvez o melhor objetivo seja esforçares-te por seres fiel. O Senhor chama-nos à excelência e a investir tudo o que nos foi dado, como igreja e pessoalmente, para o Seu reino. Quando somos fiéis, Ele pode fazer com que tenhamos qualquer tipo de sucesso se assim o desejar.

 

APROFUNDANDO:

1. Na tua própria vida, como determinas se és bem-sucedido? Consideras-te espiritualmente bem-sucedido? Porquê ou porque não?

2. Como é que a fidelidade - em oposição ao sucesso - pode ser uma melhor medida do estado da tua vida espiritual?

 

LEITURA ADICIONAL:

Mateus 25:14-30

Por Leslie Snyder

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário