Algo de que todos precisamos

Stereotypical Texans - Lessons - Blendspace

 

     “Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo” (Colossenses 1:11).

     “Já ouviste o conto do Texas a respeito da professora que estava a ajudar um dos seus alunos do jardim de infância a calçar as botas de cowboy? Ele pediu ajuda e ela percebeu a razão. Mesmo com ela a puxar e ele a empurrar, as botinhas ainda resistiam não querendo entrar nos seus pés. Quando calçaram a segunda bota, ela começou a suar. E quase chorou quando o pequeno disse: 'Professora, elas estão trocadas nos pés'. Ela olhou e, realmente, estavam.

     “Não foi mais fácil descalçar as botas do que calçá-las. Ela conseguiu manter a calma enquanto juntos se esforçaram para calçar de novo as botas, desta vez nos pés certos. Ele então anunciou: 'Estas não são as minhas botas.' Ela mordeu a língua em vez de ... gritar: 'Porque não disseste isso antes?'

     “Mais uma vez, ela lutou para o ajudar a tirar as botas apertadas nos seus pezinhos. Assim que descalçaram as botas, ele disse: 'São as botas do meu irmão. A minha mãe obrigou-me a usá-las.' Agora ela não sabia se deveria rir ou chorar, mas reuniu toda a graça e coragem que lhe restava para lutar novamente para calçar as botas nos seus pés. Ajudando-o a vestir o casaco, ela perguntou: 'Agora, onde estão as tuas luvas? ' Ele respondeu: ‘Meti-as na biqueira das minhas botas’.”

     Esta professoa é um exemplo perfeito de paciência e longanimidade. Isto é algo que todos nós precisamos na vida. Pessoas e circunstâncias difíceis nas nossas vidas podem tornar a paciência e a longanimidade difíceis de experimentar. No entanto, foi-nos prometida a ajuda de Deus nesta área. Pela habitação do Espírito Santo, somos “corroborados [ou, fortalecidos] em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória” para sermos mais pacientes e longânimos.

     Deus é longânimo. Durante este presente século mau, Deus está a demonstrar a Sua longanimidade ao dar a todas as pessoas a oportunidade de serem salvas (1 Timóteo 1:16; 2 Pedro 3:15). E embora os crentes não sejam perfeitos na sua prática, Deus é paciente e longânimo connosco à medida que crescemos em Cristo. Um aspeto da piedade (ou semelhança com Deus) é ser paciente e longânimo como Ele (Ef 5:1).

     Deus quer que suportemos com paciência e soframos por muito tempo com os que tentam a nossa paciência até ao limite. Deus deseja pavios longos quando surgem mal-entendidos, são ditas palavras dilacerantes ou são feitas más ações. A velha natureza ataca, retalia e é impaciente, mas Deus quer autodomínio na Sua força. O amor altruísta de Deus ensina-nos que “o amor é sofredor e ... não se irrita" (1 Cor. 13:4-5). Viver esse atributo de Cristo nos nossos relacionamentos pode fazer uma grande diferença na qualidade desses relacionamentos e, por sua vez, na qualidade das nossas vidas.

- Kevin Sadler

Sermões e Estudos

José Carvalho
Abigail

Tema abordado por José Carvalho em 20 de junho de 2021

Carlos Oliveira
A tragédia da imoralidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de junho de 2021

Fernando Quental
O primeiro de muitos dias

Tema abordado por Fernando Quental em 13 de junho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:24,25 em 23 de junho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário