Vê onde estiveste

man on boat on body of water

 

     “Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais. O Senhor, vosso Deus, que vai adiante de vós, Ele por vós pelejará, conforme a tudo o que fez convosco, diante dos vossos olhos, no Egito; como, também, no deserto, onde viste que o Senhor, teu Deus, n’Ele te levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar”  – Deuteronómio 1:29-31

     Os israelitas haviam viajado pelo deserto por mais anos do que gostariam de contar. Espiões tinham sido enviados para inspecionar a Terra Prometida. Ao retornar, os homens relataram que o povo era maior e mais forte e o povo de Israel ficou com medo. Eles reclamaram a Moisés e perguntaram porque razão Deus os havia trazido para morrer ali.

     Então, Moisés disse algo como: “Deixai de olhar para a frente e ficarem paralisados de medo. Deus lutará por vós! Vede tudo o que Ele fez no passado. Ele carregou-vos na vossa hora de necessidade. Ele guiou-vos na escuridão quando não conseguíeis encontrar o vosso caminho e esteve convosco na luz quando as coisas pareciam mais fáceis e claras. Confiai n’Ele!” Isto é algo de que eu preciso de me lembrar regularmente.

     Um amigo uma vez disse-me: “A vida é muito parecida com o remar. Tu só sabes onde estiveste.” Que grande verdade! Podemos não saber o que está por vir, mas sabemos onde estivemos. Onde quer que estejas na tua jornada, seja num momento de luz ou num momento de escuridão, Deus está contigo. Como os israelitas nos demonstraram repetidamente, muitas vezes é muito fácil esquecer como Deus nos carregou no passado, quando se nos deparam desafios à frente.

     Se te interrogares sobre onde Deus está, ou ficares paralisado de medo quanto ao que está por vir, firma-te nisto: O Senhor, teu Deus, que vai adiante de ti, Ele por ti pelejará, conforme a tudo o que fez contigo, diante dos teus olhos, em  ______________. (Preenche o espaço em branco.) Deus te levará como fez antes, como sempre fará.

 

APROFUNDANDO:

1. O que torna difícil para ti colocares totalmente a tua confiança em Deus no que diz respeito ao futuro?

2. Faz uma lista de pelo menos três formas como Deus te livrou no passado.

 

LEITURA ADICIONAL:

Deuteronómio 1; Salmo 13; Romanos 15:13

-  Kelly McFadden

 

 

 

Sermões e Estudos

Mark Peter 21ABR24
O caráter de Cristo

Tema abordado por Mark Swaim em 21 de abril de 2024

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:13

Estudo realizado em 24 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário