Parceiros de igual valor

Integrated Bridge System | Sperry Marine

 

“Porque, os que em nós são mais honestos, não têm necessidade disso; mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros” (1 Coríntios 12:24-25).

     Eu li uma história sobre um oficial da Marinha, Navegador, e um oficial da Marinha, Engenheiro de Máquinas. Eles discutiam sobre qual deles seria mais importante para o navio. Não concordando, decidiram trocar de papéis. O Engenheiro subiu à ponte do navio e o Navegador desceu à casa das máquinas. Depois de algumas horas, o Navegador irrompeu pelo convés, coberto de fuligem e óleo. “Engenheiro,” gritou ele, agitando descontroladamente uma chave inglesa, “terás que descer à casa das máquinas, pois eu não consigo”. “Claro que não consegues”, respondeu o Engenheiro. “Estamos encalhados!”

     Infelizmente, em muitas igrejas locais hoje há disputas sobre quem é mais importante. (Isto não deve constituir nenhuma surpresa, uma vez que esta herança tão feia remonta aos discípulos do Senhor Jesus Cristo quando Ele estava na terra (ver Lucas 9:46-48). Muito tempo e energia são desperdiçados nas igrejas quando as pessoas buscam poder, estatuto e reconhecimento - tempo e energia que seriam mais bem gastos revelando ao mundo um modelo de comunidade genuína, mundo que está ávido por conhecer verdadeiro trabalho em equipa e unidade. Na igreja, que é o corpo de Cristo, não há espaço para o ego ou a comparação. As Escrituras indicam que todo o crente recebeu um dom (ou dons) do Espírito Santo para ser usado no ministério a fim de que todos possam ser encorajados e edificados. Todos têm um papel a cumprir. Embora cada um de nós tenha dons e capacidades diferentes, juntos somos todos parceiros de igual valor.

     Tenha uma visão realista daquilo que é em Cristo - uma visão que não se baseie em comparações com outras pessoas. Comprometa-se a servir ao lado dos seus parceiros seguidores de Cristo sem se preocupar com quem é mais importante! Quando se segue o exemplo do Senhor Jesus Cristo considera-se os outros mais importantes, e cumpre-se o papel planeado por Deus para o Corpo de Cristo!

 

APROFUNDANDO:

1. Porque acha que Deus deseja que cuidemos uns dos outros reciprocamente, de forma igual? Quão diferente seria a igreja se vivêssemos de acordo com o desígnio de Deus nesta área?

2. Como está a usar so seus dons e capacidades para ajudar a edificar outros seguidores de Cristo?

 

LEITURA ADICIONAL:

1 Coríntios 12: 4-27; Efésios 4:7-13; Romanos 15:5; Filipenses 2:1-8

- Jim Liebelt

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Para a glória de Deus

Tema abordado por Fernando Quental em 09 de maio de 2021

Carlos Oliveira
Nem tudo é o que parece

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de maio de 2021

Alberto Veríssimo
Crer é poder

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 02 de maio de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:22 em 05 de maio de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário