Parceiros de igual valor

Integrated Bridge System | Sperry Marine

 

“Porque, os que em nós são mais honestos, não têm necessidade disso; mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros” (1 Coríntios 12:24-25).

     Eu li uma história sobre um oficial da Marinha, Navegador, e um oficial da Marinha, Engenheiro de Máquinas. Eles discutiam sobre qual deles seria mais importante para o navio. Não concordando, decidiram trocar de papéis. O Engenheiro subiu à ponte do navio e o Navegador desceu à casa das máquinas. Depois de algumas horas, o Navegador irrompeu pelo convés, coberto de fuligem e óleo. “Engenheiro,” gritou ele, agitando descontroladamente uma chave inglesa, “terás que descer à casa das máquinas, pois eu não consigo”. “Claro que não consegues”, respondeu o Engenheiro. “Estamos encalhados!”

     Infelizmente, em muitas igrejas locais hoje há disputas sobre quem é mais importante. (Isto não deve constituir nenhuma surpresa, uma vez que esta herança tão feia remonta aos discípulos do Senhor Jesus Cristo quando Ele estava na terra (ver Lucas 9:46-48). Muito tempo e energia são desperdiçados nas igrejas quando as pessoas buscam poder, estatuto e reconhecimento - tempo e energia que seriam mais bem gastos revelando ao mundo um modelo de comunidade genuína, mundo que está ávido por conhecer verdadeiro trabalho em equipa e unidade. Na igreja, que é o corpo de Cristo, não há espaço para o ego ou a comparação. As Escrituras indicam que todo o crente recebeu um dom (ou dons) do Espírito Santo para ser usado no ministério a fim de que todos possam ser encorajados e edificados. Todos têm um papel a cumprir. Embora cada um de nós tenha dons e capacidades diferentes, juntos somos todos parceiros de igual valor.

     Tenha uma visão realista daquilo que é em Cristo - uma visão que não se baseie em comparações com outras pessoas. Comprometa-se a servir ao lado dos seus parceiros seguidores de Cristo sem se preocupar com quem é mais importante! Quando se segue o exemplo do Senhor Jesus Cristo considera-se os outros mais importantes, e cumpre-se o papel planeado por Deus para o Corpo de Cristo!

 

APROFUNDANDO:

1. Porque acha que Deus deseja que cuidemos uns dos outros reciprocamente, de forma igual? Quão diferente seria a igreja se vivêssemos de acordo com o desígnio de Deus nesta área?

2. Como está a usar so seus dons e capacidades para ajudar a edificar outros seguidores de Cristo?

 

LEITURA ADICIONAL:

1 Coríntios 12: 4-27; Efésios 4:7-13; Romanos 15:5; Filipenses 2:1-8

- Jim Liebelt

 

Sermões e Estudos

David Gomes
Cristianismo inclusivo

Tema abordado por David Gomes em 01 de agosto de 2021

Carlos Oliveira
Insensibilidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 30 de julho de 2021

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:2 em 28 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário