As 5 Pedras de David

O significado das 5 pedras de David

 

 

E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras do ribeiro …” I Samuel 17:40

 

O cenário é de um filme épico, uma história incontornável da Biblia que vive até no imaginário de muitos não crentes: “O confronto entre David e Golias!”.

Neste momento marcante, existem inúmeros factos que me despertam a atenção, mas há um em particular que queria destacar e que despertou em mim uma questão? Porque é que David escolheu 5 pedras?

Terá sido porque temia falhar algum arremesso contra Golias e portanto ter 5 pedras dar-lhe-ia alguma margem? Talvez…mas não me parece. David, estava certo que Deus lhe daria vitória. David falando ao povo disse-lhe : “…e Ele vos entregará ( Golias ) na nossa mão.” I Samuel 17:47. Ele sabia que a vitória era certa. A sua fé não estava assente no número de pedras mas em Deus que dá a vitória.

Bem, eu inclino-me para outra opção. Sei que estou em território desconhecido, pois a Bíblia não é 100% clara, mas acredito mais na seguinte explicação: no primeiro livro de Crónicas, capitulo 20 e nos versículos 5 a 8, a Bíblia fala da existência de outros Gigantes ( além de Golias ). Então, David poderá ter pensado em levar mais pedras no caso de encontrar mais “familiares de Golias” :-). Pensar nessa justificação para as 5 pedras confere ao acto de David um acto de ainda maior fé. Ele não só estava preparado para enfrentar 1 gigante, como para enfrentar vários gigantes…

Sinceramente um dia perguntarei a David se era isto que ele tinha em mente quando escolheu as 5 pedras…. Até lá escolho acreditar nesta versão até porque é ainda mais inspiradora, e traduz de uma forma maior a fé que podemos ter em Deus.

Em todo o caso, o que é importante referir é que:

  • Deus derrota qualquer gigante, seja 1 ou 5;
  • Deus usa pessoas simples e recursos fracos como David e sua funda e pequenas pedras de um ribeiro;
  • Deus deixou-nos esta história como estímulo e força para enfrentarmos as dificuldades com confiança total no Deus que dá a vitória!

“E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e Ele vos entregará na nossa mão” I Samuel 17:47

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? ” Romanos 8:3

 

- David Gomes
Em Uma Curta Viagem

Sermões e Estudos

Alberto Veríssimo
Desistir? Nunca! Retroceder ? Jamais!

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 28 de junho de 2020

Carlos Oliveira
Porquê Jesus?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2020

David Gomes
Hábitos de Jesus I

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:9 em 01 de julho de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário