Conheça Deus melhor

Patristica Novaciano A Trindade Escritos Eticos Cartas Capa
 
 
     Novaciano1, num famoso tratado sobre a Trindade escrito por volta do meio do Séc. III diz:
 

     "Em todas as nossas meditações sobre as qualidades dos atributos e do conteúdo substancial de Deus, vamos além das nossas capacidades de adequada percepção, e tão-pouco a eloquência humana consegue apresentar um poder proporcional à Sua grandeza. 

     “Na contemplação e proclamação da Sua majestade, toda a eloquência é muda, todo o esforço mental é fraco. Pois Deus é maior do que a mente. Não se pode conceber a Sua grandeza.

     “Não; se pudéssemos conceber a Sua grandeza Ele seria inferior à mente humana que teria formulado a concepção.

     “Ele é maior do que toda linguagem, e nenhuma declaração pode expressá-lO. Na verdade, se alguma declaração pudesse expressá-lO, Ele seria inferior ao linguarejar humano que, mediante essa declaração, teria podido compreender e inferir tudo o que Ele é.

     “Até certo ponto, por certo, podemos ter experiência d’Ele, sem linguagem, mas homem nenhum pode exprimir com palavras tudo o que Ele é em Si mesmo.

     Suponhamos, por exemplo, que alguém fale d’Ele como Luz; esta é uma apreciação de uma parte da Sua criação, não é uma apreciação propriamente d’Ele. Não expressa o que Ele é. Ou suponhamos que alguém fale d’Ele como Poder. Isso também expõe em palavras o Seu atributo de omnipotência, e não o Seu Ser. Ou suponhamos que alguém fale d’Ele como Majestade. Uma vez mais, temos uma declaração da honra que Lhe pertence, e não d’Ele em Si mesmo ...

     “Para resumir a matéria numa única frase, toda e qualquer declaração que se possa fazer a respeito de Deus expressa alguma posse ou virtude de Deus, e não propriamente Deus. Que palavras ou pensamentos são dignos d’Aquele que está acima de toda a língua e de todo o pensamento? A concepção de Deus como Ele é só pode ser captada de um modo, e mesmo isso é-nos impossível, está além do nosso alcance e da nossa compreensão; pensar n’Ele como um Ser cujos atributos e grandeza estão além das nossas faculdades de entendimento, ou mesmo de pensamento".


1 No ano 250 Novaciano, presbítero da Igreja de Roma, escrevia um livro intitulado De Trinitate onde se encontra a doutrina de Tertuliano e mais o reconhecimento de que a geração do Filho e sua consequente distinção do Pai como Pessoa não é fruto da "economia", mas pertence à vida pré temporal da Divindade pois, já que o Pai é sempre Pai, sempre deve ter tido um Filho. Assim, pois, a geração do Filho é desvinculada da Criação.

Sermões e Estudos

José Carvalho
Influenciados

Sermão proferido por José Carvalho em 14 de julho de 2019

David Gomes
Escapando de Emaús

Sermão proferido por David Gomes em 07 de julho de 2019

Carlos Oliveira
Maldição hereditária

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 30 de junho de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:18 em 10 de julho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário