Não invertas a ordem!

A ordem correta é para manter, se não queremos falhar.

 

     "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23)

     Quando nós, crentes em Cristo, listamos as três partes do nosso ser, tipicamente dizemos "corpo, alma e espírito". Na maioria das vezes, pensamos no corpo primeiro! PORÉM DEUS COLOCA A ORDEM COMO “ESPÍRITO, ALMA E CORPO”. DO PONTO DE VISTA DE DEUS, O ESPÍRITO É DE PRIMORDIAL IMPORTÂNCIA, OCUPANDO O CORPO O ÚLTIMO LUGAR.

     "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tes. 5:23b).

     Paulo torna específico o facto de sermos totalmente santificados quando escreve: "todo o vosso espírito, e alma, e corpo". Nisto, aprendemos a composição de todo ser humano. Nós somos criados à imagem de Deus (Génesis 1:27). Como o nosso Criador, o homem é um ser trino. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, e Ele é um. Da mesma forma, somos espírito, alma e corpo, e somos um.

     O nosso "espírito" é a parte que nos permite ter comunhão com Deus. Tem a ver com a nossa adoração e entendimento espiritual. Proporciona-nos a "consciência de Deus".

     A nossa "alma" tem a ver com o nosso intelecto, as emoções e a vontade. Dá-nos consciência de nós mesmos. 

     O nosso "corpo" é a nossa carne, sangue e ossos e, com os nossos cinco sentidos da visão, audição, paladar, tato e olfato, temos "consciência do mundo". O corpo age de acordo com o que recebemos do mundo, sim, mas também do nosso espírito e alma.

     “A professora da Escola Dominical da Classe Júnior perguntou às suas oito crianças ávidas de 10 anos se elas dariam 1.000.000 de dólares aos missionários. 'SIM!', Exclamaram todas! 'Daríeis 1.000 dólares?' Novamente elas exclamaram 'SIM!' Que tal 100 dólares? 'Oh, sim, nós daríamos!' Concordaram todas! 'Daríeis apenas um dólar aos missionários?', perguntou ela. As crianças exclamaram 'SIM!', como antes, exceto Johnnie. "Johnnie", disse a professora ao notar que o garoto segurava o bolso, "porque não disseste 'SIM' desta vez?" "Bem", gaguejou ele: "Tenho um dólar".

     Nesta pequena história, vemos o “espírito”, o entendimento espiritual da necessidade de dar aos missionários e a convicção espiritual de dar ao Senhor quando o dinheiro está disponível para dar. Vemos a "alma" na emoção e reação de estar excitada e perturbada, e o desejo obstinado de ficar com o dinheiro. E vemos o "corpo" reagindo às exclamações e Johnnie com a mão no bolso para segurar o dinheiro.

     A santificação de Deus é aplicada a todas as três partes da pessoa. A ordem em que estão listadas na Bíblia - espírito, alma e corpo - ensina-nos quais devem ser as nossas prioridades. Quando colocamos o nosso relacionamento com Deus em primeiro lugar e santificamos o espírito, a nossa alma e o nosso corpo seguem-no. A colocação do espiritual em primeiro lugar afeta o modo como pensamos, sentimos e reagimos, o que fazemos e para onde vamos. Nós seremos santificados totalmente, se vivermos pela fé e colocarmos Cristo em primeiro lugar.

- In “Santificado Totalmente - Espírito, Alma e Corpo”
por Kevin J. Sadler

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Firmados na Verdade

Tema abordado por José Carvalho em 05 de abril de 2020

Carlos Oliveira
A desorientação dos incrédulos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de abril de 2020

Fernando Quental
O que fazer em tempos difíceis

Tema abordado por Fernando Quental em 29 de março de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:4 em 01 de abril de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário