Excerto do livro "A JORNADA", de Billy Graham - Respigo sobre a Oração

a jornada billy graham

 

Porque Orar?
 

Durante três anos Billy Graham trabalhou para destilar num só livro a sua vida de experiência e conhecimento sobre como viver a vida Cristã. O resultado dos seus esforços é “A Jornada”, disponível nos EUA desde o mês de Março. “Este livro resume tudo o que tenho tentado dizer ao longo do meu ministério nos últimos 65 anos”, disse Graham. O seguinte excerto de “A Jornada” enfatiza a força e alegria que podemos encontrar através da oração. 
 
Para muitos a oração não é uma alegria mas um fardo. Quando não oram, sentem-se culpados; quando oram, temem não o ter estado a fazer da forma correcta. Ou as suas orações são desajeitadas e sem vida, repetindo talvez apenas palavras aprendidas na infância mas nunca vinculando nelas as suas mentes ou corações.

Mas isto é o oposto do que a oração deve ser. A oração não deve ser um fardo mas um privilégio – um privilégio dado graciosamente por Deus porque Ele quer a nossa comunhão. Lembremo-nos: Jesus Cristo morreu para destruir a barreira do pecado que nos separa de Deus, e quando Lhe damos as nossas vidas, temos uma relação pessoal com Deus. De facto, temos acesso a Deus em oração apenas por causa do que Cristo fez por nós na cruz.

Mas o centro de qualquer relacionamento é a comunicação. É verdade a nível humano; que espécie de relacionamento têm duas pessoas que nunca falam uma com a outra? Duma forma muito maior, o nosso relacionamento com Deus envolve comunicação – não apenas uma conversa breve ocasional, mas uma profunda partilha com Deus de nós mesmos e das nossas preocupações. Porque Cristo nos abriu a porta do céu, a Bíblia diz que nos devemos chegar “pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16).


O que é a oração?

O nosso relacionamento com Deus envolve comunicação, e isso, bastante simples, é o que a oração é: falar com Deus. Na Bíblia Deus fala connosco; na oração nós falamos com Deus. Ambas as coisas são essenciais – e ambas são dons que Deus nos deu para O podermos conhecer. A oração é uma dádiva da mão de Deus, exactamente como a Bíblia; e Ele deu-nos o privilégio da oração porque nos ama e quer a nossa comunhão. Jesus disse, “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem " (João 4:23). Pensemos nisto: Deus procura a nossa comunhão!


Força Através da Oração

Porque é que precisamos de orar? A razão é porque a vida Cristã é uma jornada, e nós precisamos da força e da direcção de Deus ao longo do caminho. Um dos maiores meios que Ele usa para suprir isto é a oração. Deus não nos deixa entregues aos nossos recursos! Pelo contrário, Ele “dá-nos tudo o que precisamos”; tudo o que necessitamos Ele nos dá.

Todo o homem ou mulher cuja vida conta para Deus, tem sido uma pessoa de oração. Um Cristão que não ora é um Cristão sem poder. Um Cristão que não ora é uma contradição, porque nós devemos desejar ter comunhão com Quem nos remiu. Tanto na Bíblia como na história da Igreja, os que causaram mais impacto a favor de Deus foram os que oraram mais.

Mais que qualquer um, Jesus demonstrou a importância da oração pelo Seu próprio exemplo. Todo o Seu ministério foi saturado com oração. Numa ocasião, “levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava" (Marcos 1:35). Noutra ocasião, "aconteceu que, estando Ele a orar num certo lugar, quando acabou, Lhe disse um dos Seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos " (Lucas 11:1). Ele respondeu dando-lhes o que veio a tornar-se nas Suas palavras mais citadas, a oração do Pai-Nosso. Com a aproximação da Sua morte, Ele retirou-se para o Jardim do Getsêmane, um lugar isolado fora das muralhas de Jerusalém, para orar, " E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o Seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão " (Lucas 22:44). As Suas últimas palavras proferidas da cruz foram uma oração: "Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito " (Lucas 23:46). Se a oração foi tão importante para o Filho de Deus durante a Sua jornada na terra, não deveria ser importante para nós?


Levando a Deus as Nossas Necessidades

"Não vejo nenhuma razão para orar," escreveu-me um jovem recentemente. "Afinal, Deus já sabe o que quero, portanto porque é que O hei-de incomodar, falando com Ele?"

Ele estava certo num ponto. Deus é soberano e sabe tudo a nosso respeito: "Vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós Lho pedirdes " (Mateus 6:8). Apesar disso, Deus ainda nos manda orar por nós mesmos e pelos outros, e muitas vezes só nos responde quando oramos. Isto é um mistério que nós nunca compreenderemos plenamente neste lado da eternidade.

Uma das promessas mais consoladoras de Deus é que nós podemos trazer-Lhe todas as necessidades e preocupações: “Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e Ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado" (Salmo 55:22). A Bíblia também diz, "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16). Uma das lembranças mais vincadas das nossas viagens a África e à Índia foram as reuniões de oração em que participámos – por vezes com milhares de pessoas reunidas de manhã bem cedo. Tenho raramente ouvido orações tão fervorosas, e a razão porque as suas orações eram tão fervorosas era porque eles criam profundamente que a oração “pode muito em seus efeitos." A Palavra de Deus está cheia de promessas sobre a oração, e Ele diz-nos repetidas vezes para Lhe levarmos as nossas preocupações.

Nós podemos estar convencidos da importância da oração e no entanto não orarmos. Porquê? Quais são os impedimentos à oração? Pode haver muitas razões porque não oramos: falta de disciplina, pecado não confessado, não vermos a nossa necessidade da ajuda de Deus, indiferença para com os outros, dúvida de que Deus responderá às nossas orações, até mesmo a falta de certeza de que podemos ir directamente a Deus. Qualquer que seja a razão, pede a Deus que te dê mais fome d’Ele e um maior desejo de ter com Ele comunhão. Depois sê honesto com o que te está a impedir que ores, e pede a Deus que te ajude a resolver isso.

Lembra-te: Ora, acima de tudo, porque Deus quer ter comunhão contigo e tu necessitas da Sua comunhão para esta jornada que Ele colocou diante de ti. 

 


“A JORNADA” – Como viver pela fé num mundo incerto

“A vida é uma jornada — mas que espécie de jornada tem sido para ti até aqui?”

Billy Graham formula esta questão próximo do princípio deste seu livro  – e talvez o mais importante – no seu ministério fecundo. Tem sido descrito como uma obra concludente sobre como viver a vida, vencer o sofrimento e a desilusão, celebrar a alegria, e tornar significativo cada dia das nossas vidas. 

Durante  três anos Graham trabalhou destilando num único volume a experiência e descoberta de como viver a vida Cristã. Da sua jornada pessoal, ele comunica uma riqueza de sabedoria para a tua jornada.

“Este livro resume tudo o que tenho tentado dizer no curso do meu ministério de mais de 65 anos. Oro para que seja uma bênção para si e muitos outros pelos anos vindouros” – Billy Graham

• Conhecimento de Deus
• Batalhas espirituais
• Procura da direcção de Deus
• Sobreviver à dor e à perda
• Estudo da Bíblia
• Conversar com Deus
• Lidar com a dúvida
• Trabalho e carreira
• Perdão
• Casamento
• Paternidade
• Ser solteiro
• Sonhos desfeitos
• Envelhecimento
• Céu
• e mais

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário