Atos Dispensacionalmente Considerados - Apêndice

Acts dispensationally considered

 

PAULO SOFREU UM
ENCARCERAMENTO ROMANO OU DOIS?

 

     Que Paulo tenha encerrado o seu ministério como prisioneiro em Roma ninguém, provavelmente, negará, mas ele sofreu uma prisão ou duas, com um período de libertação intermédio?

     A grande maioria dos que têm analisado esta questão concordam que houve duas prisões, no entanto a questão é muitas vezes levantada, e como a resposta à mesma não jaz à superfície, dedicamos este apêndice ao debate do assunto.

     Antes de discutir as Escrituras envolvidas, chamamos a atenção do leitor para os argumentos que Dean Howson cita do testemunho dos antigos pais. Concernente à visão de que houve duas prisões, ele diz: “... sem dúvida isso foi considerado pela antiga Igreja ... A evidência ... é todo um percurso único” (Conybeare and Howson's Life and Epistles of Saint Paul [A Vida e Epístolas de S. Paulo de Conybeare e Howson], p. 800). “Mais importante”, diz ele, é a informação “fornecida por Clemente, o discípulo de São Paulo, mencionado em Fil. 4:3, que foi depois Bispo de Roma. Este autor, escrevendo de Roma a Corinto, afirma expressamente que Paulo havia pregado o Evangelho ‘NO ORIENTE E NO OESTE;' que ‘ele instruiu o mundo inteiro’ ... e ‘foi para a EXTREMIDADE DO OCIDENTE’ antes do seu martírio” (P. 801). Howson também cita o "Cânon de Muratoris" (170 A.D.) a respeito de "A JORNADA DE PAULO DE ROMA A ESPANHA” (P. 801). Tal jornada fora seu desejo, como aprendemos em Rom. 15:28.

     Embora aparentemente não existam escritos antigos para contradizer isso, há passagens ao longo do trajeto, de Jerónimo a Crisóstomo, que mostram que essa crença era generalizada.

     Embora o testemunho extra-bíblico nunca possa ser conclusivo, os testemunhos escritos dos historicamente mais próximos do apóstolo têm, necessariamente, algum peso. Mas mais forte ainda, certamente, é o testemunho da Palavra de Deus, e é para ela que nos voltamos agora.

 

 Atos dispensacionalmente Considerados

Cornelius R. Stam

 

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário