Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XL – Atos 21:15-26 (2)

Acts dispensationally considered

 

COM TIAGO E OS ANCIÃOS


     “No dia seguinte, Paulo entrou connosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.

      “E, havendo-os saudado, contou- lhes minuciosamente o que por seu ministério Deus fizera entre os Gentios.

     “E, ouvindo- o eles, glorificaram ao Senhor e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que creem, e todos são zelosos da lei.

     “E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo o costume da lei.

     “Que faremos, pois? Em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.

     “Faze, pois, isto que te dizemos: temos quatro varões que fizeram voto.

     “Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faz por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.

     “Todavia, quanto aos que creem dos Gentios, já nós havemos escrito e achado por bem que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado, e da prostituição.”

- Atos 21:18-25.

O ESTADO DA IGREJA EM JERUSALÉM

NESTA ALTURA

 

     É com tristeza que nós vemos a condição da Igreja em Jerusalém nesta altura.

     Primeiro, é-nos dito que Paulo e o seu grupo entraram “em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali” (Ver. 18).

     Já vimos como naqueles primeiros dias Pedro era o líder designado por Cristo da Igreja Messiânica, quando “todos foram cheios do Espírito Santo” (Veja Mateus 16:19; Atos 1:15; 2:14; 2:37; 5:29; etc.). Vimos também como Tiago, “irmão do Senhor” (não sendo sequer um dos doze) gradualmente conquistou ascendência sobre Pedro, provavelmente por causa de seu relacionamento físico com nosso Senhor. Encontramos assim Pedro a prestar contas “a Tiago e aos irmãos” em Atos 12:17. Mais tarde Paulo menciona apenas Tiago como estando presente com Pedro em Jerusalém durante uma visita anterior (Gálatas 1:19). Depois, encontramos Pedro meramente a testemunhar no concílio de Jerusalém, enquanto Tiago preside e encerra o concílio com as palavras: “Pelo que [eu] julgo” (Atos 15:19). Ainda mais tarde, em Antioquia, vemos Pedro intimidado por “alguns ... da parte de Tiago”, de modo a ele se separar dos crentes Gentios com quem ele desfrutava de comunhão (Gálatas 2:11,12). E agora Paulo e os seus companheiros entram em casa de Tiago, e tão definitiva é a sua autoridade que o registo declara meramente que os anciãos vieram ali” (Atos 21:18). No concílio, cerca de catorze anos antes, “os apóstolos e os anciãos” haviam-se reunido conjuntamente para discutir a liberdade Gentílica da lei (Atos 15:6). Agora não há nenhum sinal evidente de que algum dos apóstolos esteja presente; o registo menciona apenas “Tiago e os anciãos”. Se algum um dos doze apóstolos deve ser incluído entre os “anciãos”, não sendo sequer referidos como apóstolos, temos ainda mais evidências do caráter secundário da sua posição neste momento. Tiago, cujo nome significa “Suplantador”, assumiu totalmente a posição de Pedro.

     Ao comentar o concílio de Jerusalém mais tarde, Paulo chamou a “Tiago, Cefas e João” (com Tiago mencionado em primeiro lugar) aqueles “que pareciam ser alguma coisa” e “que eram considerados como as colunas”, destacando que “o Evangelho da circuncisão” estava confiado “a Pedro” (Gálatas 2:6-9).

     Essa elevação de Tiago acima de Pedro e os onze, que foram designados por nosso Senhor, é evidência do declínio espiritual dos crentes da Judeia depois do levantamento de Paulo e tem uma importante influência na passagem que estamos a considerar agora.

 

 Atos dispensacionalmente Considerados

Cornelius R. Stam

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário