Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XL – Atos 21:15-26

A ÚLTIMA VISITA DE PAULO A JERUSALÉM
NA CASA DE MNASOM
“Depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.
“E foram também connosco alguns discípulos de Cesareia, levando consigo um certo Mnasom, natural de Chipre, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos.
“E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade.”
- Atos 21:15-17
Estando a festa agora próxima, o apóstolo e o seu grupo tiveram que deixar Cesareia rumo a Jerusalém. Esta é a primeira vez que lemos sobre os seus “preparativos” ou “bagagem”, talvez porque esta seria a última volta a pé da sua viagem, e estes preparativos, ou bagagem, continham a preciosa “coleta” para os santos Judeus.
O grupo agora formava uma pequena caravana. Além dos oito irmãos que acompanharam Paulo, havia também “alguns discípulos de Cesareia” que o acompanhavam e, talvez, Mnasom, um dos primeiros crentes, natural de Chipre, que hospedaria Paulo e o seu grupo em Jerusalém.[1]
Isto agora era importante. O alojamento adequado seria, na melhor das hipóteses, difícil de encontrar em Jerusalém no período da festa, e a hospitalidade de Mnasom minimizaria o inevitável perigo para a vida de Paulo. Além disso, os irmãos de Cesareia serviriam como uma espécie de escolta.
Em Jerusalém, evidentemente na casa de Mnasom, “os irmãos” receberam-nos para a festa de modo informal e caloroso. É evidente que estes irmãos, no entanto, não incluíam Tiago e os anciãos, pois Paulo e os seus companheiros visitaram-nos “no dia seguinte” (Ver. 18).
_________________________
[1] Alguns textos dizem “levando-nos a um Mnasom”, em vez de “trazendo consigo um Mnasom”, mas esta interpretação pode ser gerada por uma dificuldade imaginária, pois se houvesse tempo para Ágabo descer de Jerusalém a fim de advertir Paulo dos perigos ali, por que Mnasom não poderia ter descido para oferecer-lhe alojamento, caso ele persistisse no seu propósito?
Atos dispensacionalmente Considerados
Cornelius R. Stam



