Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XL – Atos 21:15-26

Acts dispensationally considered

 

A ÚLTIMA VISITA DE PAULO A JERUSALÉM

 

NA CASA DE MNASOM

 

     “Depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.

     “E foram também connosco alguns discípulos de Cesareia, levando consigo um certo Mnasom, natural de Chipre, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos.

      “E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade.”

- Atos 21:15-17

     Estando a festa agora próxima, o apóstolo e o seu grupo tiveram que deixar Cesareia rumo a Jerusalém. Esta é a primeira vez que lemos sobre os seus “preparativos” ou “bagagem”, talvez porque esta seria a última volta a pé da sua viagem, e estes preparativos, ou bagagem, continham a preciosa “coleta” para os santos Judeus.

     O grupo agora formava uma pequena caravana. Além dos oito irmãos que acompanharam Paulo, havia também “alguns discípulos de Cesareia” que o acompanhavam e, talvez, Mnasom, um dos primeiros crentes, natural de Chipre, que hospedaria Paulo e o seu grupo em Jerusalém.[1]

     Isto agora era importante. O alojamento adequado seria, na melhor das hipóteses, difícil de encontrar em Jerusalém no período da festa, e a hospitalidade de Mnasom minimizaria o inevitável perigo para a vida de Paulo. Além disso, os irmãos de Cesareia serviriam como uma espécie de escolta.

     Em Jerusalém, evidentemente na casa de Mnasom, “os irmãos” receberam-nos para a festa de modo informal e caloroso. É evidente que estes irmãos, no entanto, não incluíam Tiago e os anciãos, pois Paulo e os seus companheiros visitaram-nos “no dia seguinte” (Ver. 18).

 _________________________

[1] Alguns textos dizem “levando-nos a um Mnasom”, em vez de “trazendo consigo um Mnasom”, mas esta interpretação pode ser gerada por uma dificuldade imaginária, pois se houvesse tempo para Ágabo descer de Jerusalém a fim de advertir Paulo dos perigos ali, por que Mnasom não poderia ter descido para oferecer-lhe alojamento, caso ele persistisse no seu propósito?

 

 Atos dispensacionalmente Considerados

Cornelius R. Stam

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário