Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXIX – Atos 21:1-14

Acts dispensationally considered

 

A FORMAÇÃO DA TEMPESTADE

 

DE MILETO A CESAREIA

 

     “E aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e fomos correndo caminho direito e chegamos a Cós e, no dia seguinte, a Rodes, de onde passamos a Pátara.

      “Achando um navio que ia para a Fenícia, embarcamos nele e partimos.

     “E, indo já à vista de Chipre, deixando-a à esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro; porque o navio havia de ser descarregado ali.

     “E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles, pelo Espírito, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.

     “E, havendo passado ali aqueles dias, saímos e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, cada um com sua mulher e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, orámos.

     “E, saudando-nos uns aos outros, subimos ao navio; e eles voltaram para casa.

     “E nós, concluída a navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, ficámos com eles um dia.

     “No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesareia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.

     “Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.

     “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judeia um profeta, por nome Ágabo;

     “E, vindo ter connosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os Judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos Gentios.

     “E, ouvindo nós isto, rogamos- lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.

     “Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.

     “E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor!”

- Atos 21:1-14.

A VIAGEM PARA TIRO

     Deixando Mileto, o apóstolo e o seu grupo navegaram “correndo caminho direito” para a próxima Coos ou Cos, famosa então, como agora, pelos seus vinhos, fruta e sedas. Ali, evidentemente, passaram a noite, prosseguindo “no dia seguinte” para a mundialmente famosa Rodes.

     Esta cidade famosa, designada pelo nome de “a ilha das rosas”, na qual estava situada, era um dos portos mais movimentados do arquipélago. E ali, cerca de 340 anos antes, tinha sido erguida uma das “sete maravilhas do mundo”, uma grande estátua de bronze de Apolo, com 32 metros de altura. Alguns historiadores dizem que o grande Colosso de Rodes estava escarranchado no porto, mas isso é questionado por outros. Por volta de 224 A.C., no entanto, um terramoto lançou a estátua no mar, onde permaneceu como massa de bronze até cerca de 656 D.C., quando os Sarracenos tomaram posse da ilha e venderam o metal a um comerciante Judeu que usou 900 camelos para a transportar.

     Na altura em que Paulo entrou no porto, se os historiadores estão corretos, o porto ainda estava cheio de pedaços do Colosso de Rodes, apenas partes das duas pernas ainda estavam nas suas bases. Talvez ele se lembrasse do destino do deus Dagon e sorriu ao ver os destroços.

     O texto não diz que o grupo passou a noite em Rodes, e é possível que o navio tenha ido direto para Pátara no mesmo dia. Sem dúvida eles navegavam apenas de dia nesta parte da viagem, mas a predominância do vento noroeste no Mar Egeu acelerava a velocidade. O Dr. Clarke, num relatório em primeira mão, diz sobre isso: “É surpreendente o período de tempo, e a frequência com que o vento noroeste se sopra forte no Arquipélago. Ele prevalece quase incessantemente durante a maior parte do ano” (Vol. III, P. 380).

     Pátara, um porto na costa da Lícia, evidentemente era o destino do navio, mas aqui o apóstolo e o seu grupo foram afortunados em encontrar outro navio pronto para navegar pelo Mediterrâneo até Tiro. Nada é dito aqui sobre o pernoitamento. Não encontramos a frase “no dia seguinte” ou “no outro dia”. Em vez disso, o registo, especialmente no original, dá a impressão de que nenhum tempo foi perdido. Evidentemente, eles mudaram de navio imediatamente e partiram naquela noite para Tiro, a cerca de 400 milhas do outro lado do mar.

     Agora, com toda as velas todas desfraldadas e um vento noroeste a ajudar, eles não precisavam de recear navegar à noite. “Mesmo a timidez da antiga navegação”, diz Clarke, “não recusava, com um bom vento, passar por este pedaço de água seguro e desobstruído durante a noite”.

     A frase “indo já à vista de Chipre” é expressiva no original. Indica que eles estavam a navegar rápido; Chipre apareceu repentinamente e desapareceu rapidamente. Sem dúvida que o apóstolo pensou com alegria no seu homónimo ao passar pela ilha.

     Eles desembarcaram logo em Tiro, onde “o navio havia de ser descarregado” (Ver. 3). Nessa época, Tiro estava em estado de declínio da glória que teve nos dias em que as profecias terríveis foram feitas contra ela, para sua desolação no momento do seu cumprimento.

     O relato de Lucas de toda a viagem, de Troas a Tiro, dá a impressão de que as condições meteorológicas o tempo todo foram altamente favoráveis. Além disso, a vantagem de encontrar um navio em Pátara pronto a navegar não só aliviou Paulo da sua ansiedade em chegar a Jerusalém como a tempo do Pentecostes, como também ainda lhe deu um tempo de sobra considerável.

     “E achando discípulos”,[1] portanto, o grupo "demorou sete dias" (Ver. 4) evidentemente o tempo que levaria para o navio, um grande navio de mar, descarregar a sua carga e recarregar.

 _______________________________

[1] O original indica uma busca. Provavelmente Paulo não conhecia crentes em Tiro, ainda que sem dúvida eles devem ter ouvido muito dele.

 Atos dispensacionalmente Considerados

Cornelius R. Stam

 

Sermões e Estudos

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Carlos Oliveira 17MAR24
Não só para adultos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário