Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXIV – Atos 19:1-22 (2)

Acts dispensationally considered

 

ESTES DISCÍPULOS FORAM REBATIZADOS?

     Agora, os versículos 4 e 5 têm sido usados por aqueles que falam do “batismo cristão” - especialmente os nossos amigos batistas - para mostrar a grande importância do batismo nas águas e de serem batizados da maneira correta.

     Esta, argumentam eles, é a última menção do batismo na água nos Atos e nela vemos que estes discípulos tiveram que realmente ser batizados novamente porque eles não tinham sido batizados com “o batismo Cristão” - o batismo da “grande comissão” e/ou Pentecostes.

      Nenhum argumento para "o batismo cristão" poderia ser mais fraco, e nós aqui propomo-nos provar que estes discípulos não foram rebatizados de forma alguma.

     É lamentável que os versículos 4 e 5 tenham sido por tanto tempo lidos nos espetáculos batistas, que é quase impossível para alguns lerem-nos corretamente.[1] Até mesmo a série geral de comentários foi afetada pela repetição contínua da visão batista desta passagem. apesar de apresentar dificuldades insuperáveis.

     A interpretação errónea desta passagem deriva da noção equivocada de que o versículo 5 regista o rebatismo destes discípulos, quando na realidade se trata da continuação da explicação de Paulo no versículo 4. No versículo 5, Paulo relembra a resposta dos ouvintes de João à sua mensagem.

     Entre os muitos argumentos que sustentam esta visão, estão os seguintes:

  1. Não havia diferença básica entre o batismo de João e o de Pedro em Pentecostes. Ambos eram batismos de “arrependimento” e ambos eram “para a remissão dos pecados” (Marcos 1:4; Atos 2:38). Havia, contudo, uma diferença no resultado, pois em Pentecostes os batizados receberam “o dom do Espírito Santo” além da remissão dos pecados. Isso explica porque estes discípulos não receberam este dom e porque, com a imposição das mãos de Paulo, agora “falavam línguas e profetizavam”.
  1. A principal questão de Paulo não dizia respeito ao batismo na água, mas ao dom do Espírito Santo. Estes discípulos não receberam este dom porque foram batizados antes da vinda do Espírito. Portanto Paulo colocou as mãos sobre eles, transmitindo-lhes o Espírito.
  1. Porque somente estes poucos discípulos deveriam ser rebatizados? Porque não os doze apóstolos, Apolo e todos os que haviam sido batizados antes do Pentecostes?
  1. Como poderia o rebatismo de apenas uns poucos provar a importância do “batismo cristão” sobre o batismo de João? A falta de evidência de que todos os outros foram rebatizados não prova o contrário?
  1. Porque o relato de Lucas deveria ser interrompido para registar o rebatismo destes doze homens sem explicar a razão de apenas estes deverem ser rebatizados?
  1. O registo não diz que estes homens foram batizados novamente.
  1. Se a interpretação popular do versículo 5 fosse correta, provavelmente seria lida: “Quando eles ouviram aquilo, Paulo batizou-os” ou "eles foram batizados de novo ..." Como está, o versículo 5 regista a resposta dos ouvintes de João à sua mensagem (Ver. 4) e, em seguida, Paulo entra no versículo 6 (“E ... Paulo” etc.) impondo as suas mãos sobre eles para que pudessem receber o Espírito Santo.
  1. Em Atos 8:12-17 vemos crentes que haviam sido batizados com o chamado "batismo cristão" e ainda assim, por outro motivo, não haviam recebido o dom do Espírito Santo. Estes, como os discípulos aqui em discussão, receberam o Espírito pela imposição das mãos.
  1. Se este “último registo” do batismo na água em Atos prova a importância do “batismo cristão”, isso também não prova que as línguas e as profecias andam de mãos dadas com o batismo cristão? Quando estes discípulos foram "rebatizados", o Espírito Santo veio sobre eles e eles “falavam línguas, e profetizavam” (Ver. 6).

     É estranho que tão poucos dos que usam esta passagem para provar a importância do batismo cristão pareçam notar estas objeções óbvias à sua opinião. Conhecemos apenas alguém que defende a teoria do rebatismo, que admite sem reservas a quase impossibilidade de se sustentar essa visão. Trata-se do Dr. W. M. Ramsay, de Aberdeen, na Escócia. No seu livro, “St. Paul the Traveller and Roman Citizen”, (S. Paulo, o Viajante e Cidadão Romano), ele diz: “Este episódio eu devo confessar não entender ... Se houvesse qualquer autoridade em MSS ou versões antigas para omitir o episódio, uma pessoa seria inclinada a seguir esse curso” (p. 270).

     Alguma ênfase tem sido colocado na chamada “fórmula” no versículo 5 como prova de que este batismo não poderia referir-se ao batismo de João.

     Como temos escrito repetidas vezes, não há nenhuma garantia bíblica para a noção de que as frases “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19) e “no nome do Senhor Jesus” (Atos 19: 5) eram fórmulas para serem usadas no batismo. Essa noção infundada fez com que o falecido Dr. Haldeman recusasse a participação na igreja a alguém que tivesse sido batizado pelo Dr. Pettingill, porque ele não havia sido batizado em nome da Trindade (de acordo com Mateus 28:19), mas em nome de o Senhor Jesus (de acordo com Atos 2:38 e 8:16). Essa mesma noção antibíblica levou alguns à conclusão de que os doze apóstolos não trabalharam sob a comissão registada em Mat. 28.

     Quando os nossos embaixadores em outras terras nos representam em conferências diplomáticas, eles falam, com certeza, em nome dos Estados Unidos da América, mas não repetem essas palavras como uma fórmula. E quem pode negar que João, o precursor de Cristo, saiu e batizou no Seu nome e por Sua autoridade, do mesmo modo que os apóstolos?

     O registo termina indicando que os discípulos em Éfeso eram em número de "uns doze". Se algum significado pode ser atribuído a isto, parece ser a ligação da sua experiência a Israel e ao governo divino, e isso seria consistente com o propósito dos Atos.

___________________________ 

[1] Embora algumas versões traduzam o versículo 5 para que não seja mal interpretado, nomeadamente a holandesa, que diz: "Aqueles que o ouviram ..."

 

 

Sermões e Estudos

Alberto Veríssimo
Tempestade vivida

Sermão proferido por Alberto Veríssimo em 18 de agosto de 2019

Alberto Veríssimo
José, ou saber esperar em Deus

Reunião de Jovens por Alberto Veríssimo em 09 de agosto de 2019

Alberto Veríssimo
O bom é inimigo do ótimo

Sermão proferido em Oiã por Alberto Veríssimo em 08 de agosto de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:18 em 31 de julho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário