Actos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XV - ACTOS 9:10-16 (Cont.)

A CHAMADA DE SAULO PARA O APOSTOLADO

     A explicação do Senhor a Ananias de que Ele tinha escolhido Saulo para sustentar o Seu nome “diante dos Gentios, e Reis e dos filhos de Israel” não deve ser tomado como significando que a comissão de Saulo foi um outro passo no levar a cabo da “grande comissão” dada aos doze. A constante enfâse de Roma sobre Pedro e os onze influenciou aqui o Protestantismo e mesmo o Fundamentalismo e tem-nos deixado confusos e divididos.

     Saulo foi comissionado como um outro apóstolo, bastante distinto e separado dos doze. Como ele salientou em Gálatas 1:1, o seu apostolado não teve origem humana, nem foram mesmo homens guiados pelo Espírito Santo que o designaram, como foi com o caso de Matias. Ele foi escolhido e chamado pelo próprio Senhor glorificado, enquanto ambos estavam longe de Jerusalém.

     A respeito disto William R. Newell escreveu, no seu livro Paulo versus Pedro:

     “Não é estranho que dezasseis (dezassete, se incluirmos o 9) dos vinte e oito capítulos dos Actos sejam atribuídos àquele apóstolo que não foi um dos originais doze, e não foi convertido antes de Pentecostes? Não deve haver uma razão profunda para este facto? ... Uma coisa é já evidentemente certa, que nós Gentios temos uma relação com Paulo, que não temos com os outros apóstolos; exactamente o que essa relação é devemos investigar fervorosamente e em espírito de oração para que descubramos”. (P. 10).

     E o Dr. Arno C. Gaebelein, no seu Gospel of Mathew (Evangelho de Mateus), escreveu:

     “Os doze apóstolos ... erguem-se numa relação proeminente e definida com Israel ...É atónito ouvir ensinadores capazes da Palavra falarem e escreverem do erro que os onze cometeram no primeiro capítulo no livro dos Actos ao lançarem sortes e ao escolherem Matias ... É também dito por esses irmãos, que vêem na escolha de Matias um erro, que o Senhor quis que Paulo fosse um dos que pertencem aos Doze. Esta é a pior cegueira de todas” (Vol. I P. 205).

     Os doze não foram comissionados, para irem aos “Gentios, e reis e aos filhos de Israel”. Eles foram instruídos “para que o arrependimento e a remissão de pecados fossem pregados no Seu nome entre todas as nações, COMEÇANDO POR JERUSALÉM” (Lucas 24:47). Isto, como salientámos, estava baseado no concerto Abraãmico e nas promessas proféticas de que o mundo seria abençoado por meio da nação de Israel (Ver Gen. 22:17,18; Zac. 8:13).

     Iria agora Saulo aos Gentios porque Israel aceitara o Messias? Na verdade não.

     Ele tinha sido o próprio líder da perseguição que provou que Israel não aceitaria Cristo. Ele foi enviado a “todos os homens” como Actos 22:15 revela, não em cumprimento dos concertos ou profecias, mas por graça.

     Notemos bem que é precisamente aqui, no princípio do seu ministério, quando o Senhor o comissiona, que os Gentios são mencionados antes de Israel. É verdade, é certo, que até Actos 28 ele foi primeiro aos Judeus cidade após cidade, mas isto não foi para estender a oferta de Pedro, do reino, pois essa oferta somente podia ser aceite na terra. Foi antes para que Israel não tivesse qualquer desculpa pela rejeição de Cristo. Enquanto Deus ainda estava a tratar com Israel, a esses Judeus fora da terra foi-lhes dada primeiramente oportunidade de ouvirem que “Jesus é o Cristo” de modo a que pudessem decidir por si se ou não se uniriam à nação na sua rejeição de Cristo e aceitassem a responsabilidade pelo juízo que se seguiria. Mais ainda, era perfeitamente natural para Saulo, um Judeu começar o seu ministério para “todos os homens” indo primeiramente ao seu próprio povo, que pelo menos cria no Deus verdadeiro, a fim de lhes testemunhar que o Jesus rejeitado era o verdadeiramente Ungido de Deus. Contudo o ministério de Saulo deveria ser principalmente dirigido aos Gentios (Rom. 11:13).

     É significante o facto de que no primeiro retorno de Saulo a Jerusalém após a sua conversão Cristo lhe ter aparecido para lhe dizer:

     “Dá-te pressa, e sai apressadamente de Jerusalém; PORQUE NÃO RECEBERÃO O TEU TESTEMUNHO ACERCA DE MIM” (Actos 22:18).

     E quando Saulo argumentou, pensando que o seu testemunho, mais do que qualquer outro, poderia ter peso para eles, o Senhor replicou sumariamente:

     “VAI, PORQUE HEI-DE ENVIAR-TE AOS GENTIOS DE LONGE” (Actos 22:21).

     Assim no próprio princípio do seu ministério Saulo foi comissionado como o apóstolo dos Gentios.1


1 Deve ser notado que o termo Gentios não exclui necessariamente os Judeus pois significa simplesmente nações, ou pessoas das nações. Contudo é naturalmente usado excluindo os Judeus, quando contrastado com eles como por exemplo, quando se fala em termos de Judeus e Gentios.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário