O que fazer quando nos reformamos?

Billy Graham Pergunta: Durante anos vivi com o desejo de me aposentar, e no início realmente gostei. Depois, mudámo-nos para uma parte diferente do país. Não conhecemos ninguém aqui, e de algum modo sinto-me muito inútil por não ter nada que fazer. Será que cometemos um erro ao termo-nos mudado para cá? - G.R.

Resposta: 
Uma das razões porque quis reimprimir a sua carta é porque ela ilustra um problema que, receio, seja muito comum: a maioria das pessoas não planeia o suficiente para sua reforma. Podem planear financeiramente para a reforma, mas não planeiam o que vão fazer com o resto das suas vidas.

     Comete um erro ao mudar-se para uma outra parte do país? Não necessariamente (apesar de que teria sido muito melhor se tivesse orado e buscado a vontade de Deus na sua decisão, como eu espero que passe a fazer no futuro). Mas seria um erro para si sentar-se e nada fazer para mudar a sua situação. Deus conhece as suas preocupações e quer ajudá-lo a superá-las.

     O que pode fazer? Em primeiro lugar, busque uma igreja na sua área que não só possa ajudá-lo a crescer espiritualmente, como também tenha programas para pessoas da sua idade. (Menciona noutro lugar da sua carta que há muitos aposentados na sua área; muitas igrejas locais provavelmente têm programas para assistir às suas necessidades.) Não só irá conhecer novos amigos, como também irá ser desafiado a crescer na sua fé.

     Além disso, busque oportunidades de trabalho voluntário na sua nova comunidade. A sua igreja até pode oferecer alguns programas. Hospitais locais ou agências de serviço social também podem depender de voluntários. Peça a Deus que o guie; Ele ainda não terminou consigo! A Bíblia diz: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos …" ( Gálatas 6:10).

- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

José Carvalho 24MAI26
O valor da comunicação

Tema abordado por José Carvalho em 24 de maio de 2026

Carlos Oliveira 22MAI26
Assistolia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de maio de 2026

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4

Estudo realizado em 20 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário