• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
Perdas

Tema abordado por Carlos Oliveira em 04 de dezembro de 2020

José Carvalho
Amor

Tema abordado por José Carvalho em 29 de novembro de 2020

Carlos Oliveira
A busca permanente

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de novembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:16 em 02 de dezembro de 2020

 
ver mais
 

23-04-13 - Após perda do filho, Rick Warren sugere cinco passos para se superar tragédias e aconselha: “Decida confiar em Deus”

Olho de DeusRick Warren     “Seria impossível, em apenas uma mensagem, discutir todas as razões para o sofrimento e por que Deus permite uma tragédia”. Com essas palavras, Rick Warren introduziu um artigo escrito por ele sobre o sofrimento.  

     Warren perdeu recentemente o seu filho mais novo, Matthew, com 27 anos de idade.

     O texto “5 Ways to Respond When Tragedy Strikes”, que pode ser traduzido como “5 Maneiras de Reagir a Tragédias”, foi publicado no Charisma News, e diz que para vencer a dor é preciso alguns passos básicos e gerais.

     Conhecido pelo seu livro best-seller “Uma Vida com Propósitos”, Warren diz que o primeiro passo para se superar o sofrimento advindo de uma tragédia é “libertar a dor” para que as “emoções fortes” não causem danos maiores.


     “Se não lidar com elas, mas enchê-las profundamente, a sua recuperação de uma crise leva sempre muito mais tempo do que deveria [...] Jesus disse em Mateus 5:04: ‘Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados’. Por outras palavras, não há problema em chorar. Enfrente os seus sentimentos. Não os reprima [...] Lance as suas emoções sobre Deus. Se não conversar sobre isso, vai prejudicar-se a si mesmo ou a outra pessoa”, disse ele.

     O segundo passo é admitir que se precisa de apoio, para que o fardo não seja absorvido por apenas uma pessoa: “A Bíblia diz: ‘Levai as cargas uns dos outros … Ao ajudarem-se uns aos outros com os seus problemas, obedecem à Lei de Cristo’. Gálatas 6:2. É um grande erro o isolamento dos outros quando se está a passar por uma crise. A nossa tendência é querermos ser por nós mesmos, mas numa tragédia precisamos de outras pessoas”, escreveu o enlutado Warren.

     A recusa em se ser amargo é apontado por Rick Warren como uma forma de se superar traumas, pois segundo ele, ser feliz é uma opção: “Uma das coisas que eu aprendi ao estar no ministério há muitos anos é que não há absolutamente nenhuma correlação na vida entre as suas experiências e a sua felicidade. Eu tenho visto pessoas que tiveram absolutamente as piores experiências na vida, coisas que chocam a todos nós, e ainda assim mantêm uma atitude alegre, feliz, positiva, porque a felicidade é uma escolha. É-se tão feliz quanto se escolhe ser”, disse Warren.

     O quarto passo sugerido por Rick Warren para se superar tragédias é guardar na memória o que realmente faz a diferença na vida, e valorizar isso.

     “Os desastres têm uma forma de esclarecer os nossos valores e indicar o que realmente importa e o que não importa. Jesus disse: ‘A vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui’ Lucas 12:15. Não confunda o seu património líquido, com sua autoestima. Não confunda os seus bens com o seu propósito na vida [...] O que importa são os relacionamentos. Pode-se perder a casa? Sim. Pode-se perder uma carreira? Sim. Pode-se perder um casamento? Sim. Pode-se perder a sua saúde? Sim. Pode-se perder a beleza juvenil? Sim. Pode-se perder o relacionamento com Deus? Não”, pontuou Warren.

     Confiar em Deus é o quinto passo sugerido por Rick Warren, que cita a esperança como demonstração explícita da fé nesses momentos: “Os Cristãos posicionam-se nas tragédias de forma diferente do resto do mundo. Temos que confiar inteiramente em Cristo. Temos que ter esperança. Mas como? Intencionalmente apoiando-nos em Cristo para se ter estabilidade, ouvindo a Cristo para obter direção, e esperando em Cristo para a salvação. Ele é a nossa Rocha, o nosso abrigo, o nosso grande Pastor, o nosso esconderijo. O sofrimento e a tragédia são inevitáveis num mundo pecaminoso, mas Jesus Cristo faz toda a diferença. Decida que vai confiar n’Ele, mesmo na mais escura das horas da sua vida”, aconselha.

     Dias após a morte de Matthew Warren ocorreu o atentado terrorista em Boston, durante a maratona da cidade. Na ocasião, Rick Warren interrompeu o seu luto para pedir aos crentes através de seu perfil no Twitter que orassem pela cidade e pelos Estados Unidos.
.
 

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário