Entendendo os tempos (III)

Tempestade de areia

Tempos perigosos

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons (II Tim. 3: 1-3).

     Nós também precisamos de estar conscientes do facto de que, antes do arrebatamento da Igreja, “sobrevirão tempos trabalhosos”. Estes serão tempos extremamente ferozes que tentarão a alma dos homens.

     A dispensação da graça começou com a Igreja a ser perseguida e, no contexto que se segue, ela irá acabar com uma perseguição àqueles que defendem a verdade (II Tim. 3: 11,12).

     Marque estas palavras e assinale-as bem: A maior ameaça ao Cristianismo hoje não é Roma, mas o Islão. O Islão não tem absolutamente nenhuma tolerância alguma para com o Judeu ou o Cristão, como as questões mundiais atuais demonstram. Mas isso também não deve ser confundido com a ira de Deus que está por vir.

     Mais uma vez, qualquer sofrimento que a verdadeira Igreja pode suportar antes do Arrebatamento será pelas mãos de homens maus, não por Deus.

     As tendências acima descritas que Paulo faz referência e que irão caracterizar os homens nos últimos dias não devem ser confundidas com sinais miraculosos. Não há sinais, milagres, ou maravilhas que precedam a volta do Senhor para o Corpo de Cristo. Há, no entanto, algumas tendências que serão comuns entre os homens e, triste é dizer, também será verdade para muitos crentes que vivem vidas mundanas. Uma tendência transmite o conceito de se ir numa determinada direção ao longo de um período de tempo. Por exemplo, a frase “os preços do combustível tenderam para cima em relação a um determinado período”. Por outras palavras, é um processo gradual e, embora tenha havido momentâneas "quedas" de preço, a tendência é para cima.

     Dos dezoito adjetivos que Paulo usa para descrever os homens nos últimos dias, nós selecionamos um dos muitos para demonstrar o nosso ponto. O termo "incontinentes" é definido na língua original como sendo "sem autocontrolo". O sentido é de que haverá uma atitude do "vale-tudo", quer seja no mentir, praguejar, sexo, festas, drogas ilícitas, bebida, etc.. Comportamentos extremos será a ordem do dia. Mas todas essas tendências não foram sempre predominantes desde o início dos tempos? É verdade, mas Paulo revela que elas se irão intensificar a um ponto nunca antes visto na história da humanidade.

- Paul Sadler
(Continua)

Entendendo os tempos (I) 
Entendendo os tempos (II)
Entendendo os tempos (III)

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03MAI24
Diz, NÃO!

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de maio de 2024

David Gomes 28ABR2024
O número improvável

Tema abordado por David Gomes em 28 de abril de 2024

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Jer. 1-20

Estudo realizado por David Gomes em 01 de maio de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário