Perdão Judicial e Perdão Parental

O caráter diferente do anúncio do perdão de pecados ministrado por Jesus e  pelos Seus 

 

 

Perdão nas Escrituras

     Na Bíblia, são revelados dois tipos de perdão – perdão judicial (Efé. 4:32) e perdão parental (1 João 1:9).

      … Deus vos perdoou em Cristo. (Efésios 4:32)

     Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)

      Não se deve confundir perdão JUDICIAL com perdão PARENTAL. Note-se o contexto de 1 João 1:9. O ver. 3 diz que "a nossa comunhão é com o Pai". O tema do contexto é, pois, a comunhão com o Pai“Se dissermos que temos comunhão com Ele (ver. 6). Lendo-se os nove versículos (1 João 1-9) de seguida, percebe-se que o perdão aludido é o perdão parental, não o perdão judicial.

     Uma coisa é o perdão JUDICIAL com que Deus nos perdoou quando cremos em Cristo como nosso Salvador.

     Cristo morreu para remover TODOS os nossos pecados - não apenas parte deles, mas todos eles: do passado, do presente e do futuro.

     É por essa razão que o crente não deve temer perder a salvação cada vez que se comete um pecado. Se fosse esse o caso, perderíamos a nossa salvação todos os dias, porque todos os dias pecamos. Mesmo que as nossas acções fossem todas puras, os nossos pensamentos muitas vezes não o seriam certamente. E mesmo que as nossas acções e pensamentos fossem puros, nós ainda pecaríamos por causa das boas coisas que deveríamos fazer, mas falhamos em consegui-lo.

     Nunca nos esqueçamos que a nossa salvação não depende de nós nem do quão bons somos. Isso seria ser salvo pelas obras, e a Bíblia diz claramente que ninguém é salvo pelas boas obras (Efésios 2:8,9). Desde o início ao fim a salvação depende de Cristo e nunca de nós, nem da nossa fidelidade. Como disse Paulo a Timóteo, "Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-Se a Si mesmo" (1 Tim. 2:13). A nossa salvação depende unicamente de Cristo e do que Ele fez por nós através da Sua morte na cruz. Ele pagou o preço por cada pecado que cometemos, ou alguma vez cometeremos! A Bíblia diz: "Deus perdoou todos os nossos pecados" (Colossenses 2:13 NTLH).

     "Agora somos filhos de Deus" (1 João 3:2) - e nada pode mudar isso. O pecado pode destruir a nossa comunhão com Deus - mas nada pode destruir o nosso relacionamento com Ele. A Bíblia diz que nada, em toda a criação, “nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:39).

     E aqui entra um novo conceito - passamos a ser FILHOS. Mas apesar disso continuamos a pecar. Se dissermos que não pecamos, como diz, João, somos mentirosos. Os pecados que cometemos agora como Seus FILHOS, não nos fazem perder a salvação, mas a COMUNHÃO com Deus. Daí precisarmos do perdão PARENTAL para restauro da COMUNHÃO com o Pai.


     Exemplo:

     Quando as crianças nascem, elas tornam-se membros de uma família - e serão sempre parte dessa família, enquanto viverem. Com o tempo, podem fazer algo de errado ou rebelarem-se contra os seus pais - e se o fizerem, a sua comunhão com a sua família quebrar-se-á. Porém o seu relacionamento não pode ser quebrado; ainda fazem parte dessa família. 

     E quando nós cremos em Cristo como nosso Salvador, tornamo-nos membros de uma nova família - a família de Deus. Agora somos Seus filhos, e assim como uma criança terrena fará sempre parte da sua família, assim nós faremos sempre parte da família de Cristo - mesmo que pequemos e nos afastemos d’Ele. Nada pode acabar com esse relacionamento.

     É assim a nossa relação com Deus, na família de Deus, como filhos de Deus. No entanto, porque o pecado ainda é uma realidade na nossa experiência como crentes, e porque o pecado quebra a nossa comunhão com Deus, devemos reconhecê-lo - confessá-lo - para restaurarmos a nossa comunhão com o Pai (1 João 1:9).

 

     Veja-se o contexto deste assunto em 1 João

     1 João 1 - o tema é COMUNHÃO, NÃO salvação.

     Ver. 6. Se dissermos que temos COMUNHÃO com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

     Ver. 7. Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos COMUNHÃO uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.

     Ver. 8. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

     Ver. 9. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

     10. Se dissermos que não pecamos, fazemo-Lo mentiroso, e a sua Palavra não está em nós.

 

     1 João 2

     Ver. 1. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o PAI, Jesus Cristo, o Justo.

     Ver. 2. E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

     Note-se que tudo tem a ver com a COMUNHÃO com O PAI.

 

     Significará isto que não importa a forma como vivemos, visto que Deus nos irá salvar de qualquer maneira? Não, claro que não. O Senhor Jesus Cristo deu a Sua vida por nós; como podemos voltar-Lhe as costas? Alguém que afirme ser Cristão, e tem este tipo de pensamento não pode realmente ser crente; nunca se converteu deveras a Cristo. Tornemos como nosso objetivo viver para Cristo todos os dias; e, se pecarmos - e pecamos muitas vezes - arrependamo-nos e confessemos o nosso pecado imediatamente a Deus, para que a nossa comunhão com Deus (não a nossa salvação) seja restaurada.

     "Desviar do Senhor" significa sair fora da senda da Sua vontade, significa quebrar a comunhão (não a salvação) com o Pai. Paulo fala várias vezes para termos cuidado em não nos desviarmos da verdade, ou seja, do que a Palavra de Deus diz. É nela que está expressa a vontade de Deus para as nossas vidas.

- C.M.O.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03MAI24
Diz, NÃO!

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de maio de 2024

David Gomes 28ABR2024
O número improvável

Tema abordado por David Gomes em 28 de abril de 2024

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Jer. 1-20

Estudo realizado por David Gomes em 01 de maio de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário