Cristo é o teu Rei?

 Jesus é meu rei Vetor Arte para silk - Arte Vetorizada

 

     A maioria dos cristãos responderia a esta pergunta com um retumbante sim, mas a maioria dos crentes que compreendem bem o caráter da dispensação da graça de Deus responderia com um enfático não. Eles sabem que o povo de Israel vivia num reino (1 Sam. 24:20), e sabem que o Senhor nasceu “Rei dos Judeus” (Mat. 2:2) e que um dia governá-los-á no reino dos céus sobre a Terra. Eles raciocinam corretamente ao pensarem que um reino é governado por um rei, mas que os crentes hoje são membros do “Corpo de Cristo” (1 Coríntios 12:27), e um corpo é governado por uma cabeça. Uma vez que Cristo é a nossa Cabeça (Efésios 4:15), é fácil perceber porque alguns dizem que Ele não é o nosso Rei.

      Mas o mesmo apóstolo que nos diz que somos membros do Corpo de Cristo também nos diz que “o Pai... nos transportou para o reino do Filho do Seu amor” (Colossenses 1:12,13). Paulo está a falar aqui do reino geral de Deus, dos salvos de todas as eras, e qualquer reino, por definição, é governado por um rei.

     Existem, é claro, algumas diferenças dispensacionais. Um reino tem que ser governado pela lei, então Deus deu uma lei a Israel, uma lei que dizia que se o teu próximo tiver fome deves dar-lhe de comer (Deuteronómio 15:8). Porém os corpos não são regidos por uma lei, são regidos pelo amor. Quando o teu estômago está com fome, a tua cabeça não precisa de uma lei que diga para lhe dares de comer. Tu dás-lhe de comer “porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta” (Efésios 5:29). Num reino, tens que ter leis que digam coisas como “não matarás” e “não furtarás”, então Deus deu ao reino de Israel uma lei que dizia coisas assim. Mas o nosso apóstolo Paulo diz que leis como “não matarás” e “não furtarás”, “…tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo, como a ti mesmo.”  (Rom. 13:9,10). Então, depois de dizer aos gálatas que não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça, Paulo disse-lhes: “servi-vos uns aos outros pelo amor” (Gálatas 5:13). Debaixo da graça, não matamos nem furtamos os outros porque nos amamos uns aos outros! Mas o que aconteceria no reino de Chicago se o presidente da câmara, ou prefeito, anunciasse que suspenderia todas as leis e que a partir de então todos deveriam apenas amarem-se uns aos outros? Não demoraria muito para as pessoas perceberem que o amor funciona bem quando se trata de governar um corpo, mas que um reino precisa de leis!

     Todavia, apesar dessas diferenças dispensacionais, Cristo ainda é o rei de todo o reino do qual fazemos parte. Um dia Ele “Se assentará no trono da Sua glória” no reino dos céus sobre a Terra (Mat. 25:31). Enquanto isso, Ele senta-Se no trono do teu coração? Porque não escolhes dar ao “Rei” a “honra e glória” que Ele merece (1 Tim. 1:17) escolhendo obedecer-Lhe?

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 17MAI24
Porque Deus não impede o mal?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de maio de 2024

Dario Botas 12MAI24
Comunicação eficaz

Tema abordado por Dário Botas em 12 de maio de 2024

Carlos Oliveira 10MAI24
Não mais Hitler

Tema abordado por Carlos Oliveira em 10 de maio de 2024

Estudo Bíblico
Voo s/ a Bíblia: Jer. 21-52 & Lam.

Estudo realizado por David Gomes em 15 de maio de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário