A Igreja Messiânica

Carlos M. Oliveira

 

     A igreja Messiânica é a Igreja que será plenamente edificada sobre Cristo como o Messias.

     O Senhor, quando estava na Terra, referiu-se à sua edificação em Mateus 16:18:

     “Pois também eu te digo que tu és Pedro e SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

     Esta Igreja é edificada sobre Cristo, como a “PEDRA” que Pedro acabara de confessar como sendo “o Cristo”, ou seja, “o Ungido de Deus, o Messias” (Ver. 16).

     Em Mateus 16 o Senhor nunca poderia referir-Se à Igreja – o Corpo de Cristo -, por esta ainda ser então um mistério (segredo) que Ele só revelou mais tarde, já na glória, ao Apóstolo Paulo e por seu intermédio (Efésios 3:2-9; 5:32; Colossenses 1:24-27).

     Que esta igreja não é a Igreja – o Corpo de Cristo -, é, como já foi referido, e não é demais repetir, confirmado no facto de ela ser edificada sobre a confissão de Pedro como sendo “o Cristo”, o Messias (Mateus 16:16), ou seja, a futura Igreja do Messias, a Igreja Messiânica.

     Aliás era assim que os crentes em geral O reconheciam e confessavam – o Cristo, o Messias, o Rei de Israel - no tempo do Seu ministério na Terra (João 1:49; 6:69; 11:27; 20:31) em que a igreja Messiânica em embrião se estava a formar (Mateus 18:17,18).

     “E, se não as escutar, dize-o à IGREJA; e, se também não escutar a IGREJA, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” (Mateus 18:17,18).

     A Igreja referida nos versículos anteriores, como é óbvio, também nada tem a ver com a Igreja o Corpo de Cristo, mas tudo com a Igreja que estava a ser edificada em Cristo como o Messias, a Igreja Messiânica. A linguagem e o contexto tem tudo a ver com o reino.

     A Igreja referida em Mateus 16 refere-se, pois, à verdadeira Igreja Messiânica, a igreja que será plenamente edificada quando o Senhor, como Messias, vier reinar na Terra. Sim, quando o Senhor vier reinar, Ele será finalmente reconhecido amplamente como o Messias, e então, “… Ele enviará os Seus anjos, e ajuntará os Seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu” (Marcos 13:27), formando em pleno a Sua igreja, ekklesia (chamados para fora), Messiânica.

     Uma confirmação deste entendimento jaz nas palavras que o Senhor disse a seguir e que são destacadas em maiúsculas:

     “Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA”.

     A Igreja Messiânica, será realmente a única Igreja em que “AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA” literalmente, pois então “o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás” estará amarrado e ficará preso “no abismo” (Apocalipse 20:2,3) durante mil anos, quando ela se constituir plenamente no início do reino milenar.

     Já sobre a igreja atual, “o inferno” tem conseguido grandes investidas com grandes estragos, como bem sabemos.

     A confirmar tudo isto estão também as palavras que o Senhor Jesus Cristo dirigiu seguidamente a Pedro, dizendo-lhe claramente que então:

     “Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16:19).

     Todo o contexto mostra que tudo isto tem a ver com "o reino dos céus" - o reino milenar. 

     Parte do raciocínio errado de alguns a respeito do significado da palavra igreja, deve-se ao facto de ignorarem o significado etimológico desta palavra. “IGREJA”, no Grego, é traduzida também por “a CONGREGAÇÃO no deserto” (Atos 7:38). Esta palavra, etimologicamente, significa simplesmente um “grupo de pessoas chamadas para fora”, não necessária e obrigatoriamente a Igreja, o Corpo de Cristo. O contexto é que revela a igreja que é referida, quando a palavra “igreja” ocorre, pois existem várias e diferentes igrejas nas Escrituras. Foi porque os Israelitas foram chamados para fora do Egito que lemos da igreja, ou congregação, no deserto, que nada tem a ver com a igreja, o Corpo de Cristo. A futura igreja de Mateus 16:18, a igreja Messiânica, a Igreja que será edificada sobre a confissão que Pedro fez sobre Cristo, como sendo o Messias, também é assim chamada porque no fim da grande tribulação os que a compõem serão chamados para fora das nações a fim de entrarem no reino milenar onde “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, visto, como já vimos, Satanás estar então encerrado no abismo (Apocalipse 20:3).

     Ao ler a palavra igreja nos Evangelhos, não leia, pois, Igreja, o Corpo de Cristo, pois esta igreja só surge com o Apóstolo Paulo. Não se esqueça que só Paulo fala sobre a Igreja, o Corpo de Cristo (Ef.1: 22,23; Colossenses 1:24,25). Ninguém mais, além dele, fala sobre o Corpo de Cristo. Esta é a Igreja de hoje, a igreja da atual dispensação da graça de Deus, e é fundada, não em Cristo como Messias, ou Rei, mas como o Senhor exaltado e Cabeça de “um só corpo” (ICor.12:13).

     Paulo não nos apresenta Cristo como Messias, mas como Senhor e Cabeça da Igreja. Em Romanos 10:9, ele declara:

     “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao SENHOR JESUS e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.

     E toda língua confesse que JESUS CRISTO É O SENHOR, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:11).

     “CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5:23).

     “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo NAQUELE QUE É A CABEÇA, CRISTO” (Efésios 4:15).

     “E ELE É A CABEÇA DO CORPO DA IGREJA; é o princípio e o primogénito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Colossenses 1:18).

     Se quiser aprofundar mais sobre a Igreja Messiânica leia:

     Isaías 43: 5 a 7, Jeremias 31:10, Jeremias 31:31 a 36, Jeremias 32:37 e 38, Ezequiel 36:24 e Amós 9:11 a 15. Aprendemos que após o fim da atual dispensação da graça de Deus, Deus terá um povo “chamado para fora”, uma ekklesia. Leiamos já Ezequiel 36:24 e Jeremias 32:37 e 38:

     “E vos tomarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra” (Ezequiel 36:24).

     “Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os houver lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar e farei que habitem nele seguramente. E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus” (Jeremias 32:37,38).

     O Senhor Jesus Cristo referiu-Se ao modo e tempo como e quando  tal acontecerá:

     “E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus” (Mateus 24:31).

     Já no Salmo 22:22 temos uma referência profetizada à Igreja Messiânica.

     “Declararei o Teu nome aos Meus irmãos; louvar-Te-ei no meio da CONGREGAÇÃO.”

     Notemos bem agora que a Igreja o Corpo de Cristo nunca foi profetizada, mas era um mistério até ser revelada ao Apóstolo Paulo:

     “Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;

     “Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus:

     “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos” (Col. 1:24-26).

     “Pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,

     “O qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos Seus santos apóstolos e profetas, 

     “A saber, que os gentios são coerdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo Evangelho” (Efésios 3:4-6).

- C.M.O.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03MAI24
Diz, NÃO!

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de maio de 2024

David Gomes 28ABR2024
O número improvável

Tema abordado por David Gomes em 28 de abril de 2024

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Jer. 1-20

Estudo realizado por David Gomes em 01 de maio de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário