Luz e Trevas

Paulo: Deus fala nisso desde o segundo versículo da Bíblia. Em Génesis 1.2  Ele diz que as trevas estavam sobre a face do abismo. No primeiro dia da criação Deus fez a luz e dividiu-a das trevas.
Priscila:  E desde aí Deus continua a salientar a divisão entre luz e trevas: no mundo físico envolvendo a presença do sol e da lua, e também no domínio espiritual.
Paulo: No domínio espiritual, as trevas correspondem à vida sem Deus, e isso está associado com os príncipes das trevas deste mundo-sistema, e as obras da vida pecaminosa.
Priscila:  A luz espiritual, então, tem a ver com Deus; a Sua Palavra, a Bíblia; o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo; e os Seus filhos, os crentes na Sua Palavra.
Paulo: É interessante notar que a Bíblia começa em trevas mas termina com o Senhor Deus a ser a Luz Eterna, dando fim ao o sol e à lua. Apocalipse 22.5 fala-nos disto e Isaías 60.19,20 prediz esta verdade.
Priscila:  Durante a ausência de Cristo na terra, Deus usou luz milagrosa para levar a Sua presença às pessoas. Deus usou um fogo numa sarça para falar a Moisés e uma coluna de fogo durante a noite para guiar os Israelitas quando saíram do Egipto. Quando o apóstolo Paulo foi salvo ele foi cego por uma grande luz, e quando Pedro foi libertado da prisão por um anjo, uma luz milagrosa resplandeceu na prisão.
Paulo: Por outro lado, as trevas espirituais, são resultado de Satanás, o deus deste século, cegar as mentes dos homens. 2 Coríntios 4.3,4.
Priscila:  Cristo veio ao mundo como Luz para que todo aquele que n’Ele crê não permaneça nas trevas. João 12.46.
Paulo: No entanto os homens amaram mais as trevas do que a luz porque as suas obras eram más, e os homens queriam escondê-las nas trevas.
Priscila:  Os homens ignoram que para Deus, neste caso, luz e trevas não fazem diferença. Salmo 139.12. Deus pode ver mesmo as coisas feitas em secretismo e um dia os homens darão conta delas. I Coríntios 4.5.
Paulo: Deus fala da nossa condição antes de crermos em Cristo como sendo nas trevas, enquanto que depois de crermos somos chamados filhos da luz. Efésios 5.8.
Priscila:  Como filhos da luz não devemos ter comunhão com as obras infrutuosas das trevas, mas antes reprová-las pela Luz. Efésios 5.11,13.
Paulo: Romanos 13.12 diz que nós devemos rejeitar as obras das trevas e vestirmos a armadura da luz.
Priscila:  Isso é um ponto interessante. Efésios 6 fala da nossa armadura. E por que é que temos armadura? – para ficarmos firmes contra as astutas ciladas do diabo, dos príncipes das trevas deste século. 2 Coríntios 11.14 diz que mesmo hoje Satanás se transforma em anjo de luz.
Paulo: Mesmo quando uma pequena luz é colocada num lugar escuro ela vence as trevas. Filipenses 2.15,16 diz que nós resplandecemos como luzes no mundo, retendo a Palavra da Vida.
Priscila: Isso lembra-me um outro versículo. O salmo 119.130 diz, «A entrada das Tuas palavras dá luz». Para termos mais luz espiritual temos que nos manter na Palavra, estudando-a, memorizando-a, e usando-a contra as obras tenebrosas que nos possam tentar.
