Origem de Adventistas e Testemunhas de Jeová

SeitasA ORIGEM DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

     A Igreja adventista tem duas origens distintas. A primeira está ligada ao nome ADVENTISTA. Não era para ser uma nova igreja, mas era uma crença na segunda vinda de Cristo pregada pelo pastor William Miller. A segunda está ligada ao nome Sétimo Dia, totalmente contrário à fé de Miller e implantado por uma mulher chamada Ellen G. White.


     A crença do adventismo foi iniciada em 1818, por William Miller, um fazendeiro americano. A sua família era toda batista. Entre os seus primos haviam alguns que eram pastores batistas. Apesar disso desviou-se em 1810, e só regressou depois de ter servido o Exército em 1814. Ele mergulhou num profundo exame da Bíblia. Atraíram-no particularmente as passagens de Daniel e do Apocalipse, que o levaram a investigar a data mais provável do fim do mundo.

     Já em 1818, Miller fixara a data do fim do mundo (ou advento, de onde vem o nome adventistas), para o ano de 1843. Diz ter ouvido uma voz interior que lhe insistiu: "Vai e di-lo ao mundo". Desde então, ajudado por muitas igrejas batistas, metodistas e congregacionais, proclamava o ADVENTO. Pregou o advento durante dez anos por toda a costa oriental dos EUA. Muitos dos seus ouvintes começaram a pregar também. Assim o advento espalhou-se como uma febre epidémica.

     Pessoas houve que começaram a preparar o vestuário para o dia da ascensão. Passando o ano de 1843 sem que o fim do mundo acontecesse, o falso profeta Miller marcou-o para o dia 21 de Março de 1844. Nesse dia, milhares de pessoas, vestidas de branco, passaram a noite toda esperando Jesus. Ficaram decepcionadas. Miller descobriu que estava errado. Voltou à sua congregação e pediu desculpas por tão grave erro. Até voltou a ser pastor batista. Infelizmente o mesmo não se deu com alguns dos seus seguidores, que a partir de 1844, formaram o movimento do ADVENTISMO.

     De 1844 a 1860, os seguidores de Miller, sendo uma boa percentagem deles batistas excluídos, eram conhecidos apenas como adventistas. Continuaram a insistir em datas. Quase uma por ano até ao ano de 1877.

     Entre os fiéis seguidores de Miller estava a senhora Ellen G. White, que, depois de ver fracassadas outras tentativas de marcação de datas, afirmou ter tido visões do céu que lhe revelaram toda a verdade. Afirmava ela que o santuário de Daniel 8:13-14, está no céu e não na terra. Cristo teria vindo em 22 de Outubro de 1844 a esse santuário celestial. A visão seguinte de Ellen foi sobre a guarda do sábado, de onde surgiu o complemento do nome Adventista do Sétimo Dia. Diz a Sra. White que teve uma visão onde havia uma arca no céu e nela estavam escritos os dez mandamentos. Dos mandamentos destacar-se-ia o quarto (guardar o sábado), porque se apresentaria dentro de um circulo de luz. Entendeu ela que esse mandamento precisava receber maior atenção que os outros. A mensagem dela foi aceite pelos membros do adventismo e foi assim que surgiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia.


A ORIGEM DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

     Esta seita foi formada por um homem que sentia verdadeiro ódio pelas comunidades cristãs. O nome dele era Charles Taze Russel, nascido na Pensilvania em 1852. De origem Presbiteriana, passou pela igreja Congregacional e tornou-se membro da nova seita, a dos Adventistas do Sétimo Dia. Durante muito tempo foi um verdadeiro fã do adventismo. Tomando o seu próprio caminho, começou a fazer estudos bíblicos semanais com um grupo constituído inclusivamente de pessoas de outras igrejas evangélicas. Não demorou muito, lançou a sua própria falsa profecia, em nítida semelhança à do fundador do adventismo: "A segunda vinda de Cristo dar-se-ia em 1914". 

É claro que começou logo a discordar de muitos pontos doutrinários dos adventistas e, em 1872, reunindo alguns simpatizantes das suas ideias, começou a organizar o movimento que hoje é conhecido como "Testemunhas de Jeová". Antes desse nome tiveram muitos outros. No espaço decorrido entre 1817 e 1826, mudaram as suas doutrinas nada menos do que 148 vezes. Para eles Jesus não é Deus. Dizem que o Espirito Santo não é uma pessoa inteligente. Para eles Jesus era o arcanjo Miguel. Negam a existência do inferno. Além destas defendem muitas outras heresias.

Sermões e Estudos

Dario Botas 05OUT25
Persiste em ensinar

Tema abordado por Dário Botas em 05 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:7,8

Estudo realizado em 08 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário