ABIP acusa Deus YHWH (Jeová) de ser um falso deus

fora heresias


     Todas as heresias dessa seita que a seguir referirei estão baseadas no site da própria ABIP.

      Não vamos ser exaustivos, mas procurar dar alguns exemplos que ajudem a ver o engodo dessa seita para apanhar incautos. É claro que para quem não conhece bem as Escrituras, tudo o que luz é ouro, mas nem tudo o que luz é ouro, ensina a experiência da vida. Sabemos que muita coisa que luz não passa de latão.

     Os desta seita, nomeadamente o seu fundador, supostamente pastor, Olavo Silveira Pereira, revelam profunda ignorância bíblica, apesar de citarem a Bíblia - coisa velha e relha com muitas outras seitas. As seitas têm um modus operandi muito idêntico. 

     Seguindo os princípios desta seita, cada pessoa pode fazer o que quiser da bíblia. Não há regras de interpretação nas seitas. Os princípios da hermenêutica bíblica estabelecidos pela própria Bíblia com estas seitas evaporam-se e assim  qualquer doutrina pode encontrar apoio na Bíblia… O raciocínio usado por eles é extremamente desonesto e chumba perante a Palavra da verdade bem manejada.

     Notemos bem a falsidade dos seus ensinos - apenas uns poucos exemplos para que não nos deixarmos levar pelo engano. Por estes que indicamos, podemos ver o andar dessa carruagem.


ELES PERGUNTAM: JEOVÁ MATA MESMO O TRIGO E O JOIO?

     A ABIP acusa o Deus YHWH (Jeová) de ser um falso deus  e para tal usam a parábola do Senhor Jesus Cristo sobre o Trigo e o Joio. (Mateus 13:24-30) Para essa seita de “estudiosos”, enquanto o suposto (para eles) falso deus Jeová mandava matar quem fosse joio nos tempos pré-cristãos, Jesus ensinava a não separar o joio do trigo. Então, argumentam da seguinte forma:


HERESIA A
, diz a seita: – “Como poderia o Deus YHWH ser o verdadeiro Deus se Jesus ensinou a não matar quem era o joio? Se a vontade do Pai e do Filho é a mesma, então o Pai do Filho não pode ser o falso deus Jeová do Antigo Testamento, pois Jesus na parábola do trigo e do joio não gosta de separações.”**

     1- Jeová mandava apedrejar os adivinhos e encantadores – Lv. 20:27.
     2- Jeová mandava apedrejar os feiticeiros – Ex. 22:18.
     3- Os homicidas eram apedrejados até a morte – Lv. 24:17.
     4- Quem trabalhasse no sábado morria por apedrejamento – Nm. 15:32-36.
     5- Quem adorasse outro Deus ou fosse idólatra era condenado à morte – Dt. 13:6-10; 17:1-5.
     6- Uma mulher que perdesse a virgindade fora do casamento era apedrejada – Dt. 22:13-21.
     7- O adultério era punido com a morte – Dt. 22:22; Lv. 20:10.
     8- Um filho rebelde, desobediente e contumaz, era entregue pelo próprio pai para ser apedrejado, por ordem de Jeová – Dt. 21:18-21.


     Bem, a própria BÍBLIA DESMONTA tal raciocínio herético e blasfemo:  

     O Senhor Jesus Cristo, ao contrário do que esta seita tenta impingir enganando, gosta, sim, de separação, mas no momento certo. Na parábola do trigo e do joio, o Senhor afirmou o seguinte:

     “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os Seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. – Mateus 13:40-42.

     Afinal, ao contrário do que a seita tenta dizer, enganando os incautos, parece que o modo do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Homem, castigar os que são “joio” é bem terrível, ao contrário do que “vende” a sua heresia! E Ele faz isso porque Ele e o Pai são UM (João 10:30). Eles são o mesmo Deus. Só há um único Deus - em 3 Pessoas distintas. Os 3 agem de forma bem parecida, mas de acordo com o Seu tempo, da forma como bem entendem.

     Outro ponto importante que os adeptos da ABIP parecem desconhecer é que o Senhor Jesus Cristo dará a devida recompensa aos que ousam ser como joio, incluindo os desta seita que ousam chamar o Soberano Senhor YHWH de falso Deus. – Apocalipse 21:8. Será o Senhor Jesus Cristo o Juiz que condenará os ímpios e os lançará no Lago de Fogo - Apo. 20:12-15; Comp. João 5:22.


HERESIA B
, diz a seita: – “Mas Jeová fazia coisa ainda pior que colher trigo no meio do joio, que é colher trigo sozinho, pelo gosto de matar. Davi construiu uma tenda para a arca de Jeová, que estava na casa de Abinadabe há vinte anos. Foi posta a arca num carro novo puxado por bois, tendo à frente Aiô e Uzá, filhos de Abinadabe. No trajeto, o carro pendeu e a arca ia cair. Uzá, zeloso do seu Deus, segurou a arca para não cair. Jeová, irado, o fulminou sem apelação. Qual o pecado de Uzá? Zelo por Jeová, que arranca trigo.”

     A própria BÍBLIA DESMONTA tal raciocínio herético. – Que grande falsidade é o que eles dizem. O que diz realmente a Bíblia? Além do mais esta seita é mentirosa, altamente perigosa ao usar mentira insidiosa, enganadora. O que diz de facto a Bíblia? Diz que Uzá foi morto pelo seu zelo ou por outro motivo? 

     Vejamos:

     “Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta IMPRUDÊNCIA; e morreu ali junto à arca de Deus.” – 2 Samuel 6:7.

     O texto é claro: Deus o feriu pela sua IMPRUDÊNCIA, ou IRREVERÊNCIA, como diz a versão Revista e Atualizada, ou, por causa da sua FALTA, como diz a versão de Darby.

     E qual foi a FALTA dele? Tocar na arca, pois Deus havia pedido que não se tocasse em nada do que era santo. (Números 4:15, 19, 20) Por outras palavras, foi por causa da sua DESOBEDIÊNCIA.

     Apetece perguntar aos da seita ABIP: Como irá tratar o Senhor Jesus Cristo os desobedientes, na Sua vinda? Com amor e carinho? Não! Serão condenados ao fogo eterno!

     2 Tessalonicenses 1:7,8 diz sem equívoco: “E a vós, que sois atribulados, descanso connosco quando se manifestar o SENHOR JESUS desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, TOMANDO VINGANÇA dos que não conhecem a Deus e dos que NÃO OBEDECEM ao Evangelho de nosso enhor Jesus Cristo; os quais POR CASTIGO padecerão ETERNA PERDIÇÃO, ante a face do enhor e a glória do seu poder.”

     A seita esquece-se que a Bíblia começa com Deus, assim:

     No princípio criou Deus os Céus e a Terra. (Gén. 1:1).

     A palavra Hebraica aqui traduzida por Deus para a língua portuguesa, é a palavra Elohim (uma palavra uniplural, uma palavra que encerra pluralidade na unidade, como a palavra multidão, povo, igreja, etc.). Assim, o que temos ali é a Trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (pluralidade na unidade) -  um só Deus em três Pessoas. Em Génesis 1:26 vemos Deus (Elohim) dizer, “Façamos (plural) o homem à nossa (plural) imagem…” Ou seja, quem fez o homem, Deus, eram 3 Pessoas - o Pai, o Filho e o Espírito.

     Realmente os 3 são um.  “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” 1 João 5:7

     Esta seita ataca e tenta destruir o Deus da Bíblia, criando um deus na sua própria imaginação distorcida.

Romanos 1:21-23
“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível…”

 “Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. (Dt. 6:4). Uma das doutrinas elementares do Velho Testamento era justamente a ideia de um único Deus – Monoteísmo; que colocava Israel em um nível superior em relação às outras demais nações que eram politeístas.

Biblicamente falando o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. Vejamos o seguinte quadro demonstrativo da Trindade:

DEUS PAI
Pai Onipresente, Jr 23.24
Pai Onipotente, Gn 17.1
Pai Onisciente, 1Pd 1.2
Pai o Criador, Gn 1.1
Pai o Eterno, Rm 16.26
Pai o Santo, Ap 4.8
Pai o Santificador, Jo 10.36

DEUS FILHO
Filho Onipresente, Mt 28.20
Filho Onipotente, Mt 28.18
Filho Onisciente, Jo 21.17
Filho o Criador, Jo 1.3
Filho o Eterno, Ap 22.13
Filho o Santo, At 3.14
Filho o Santificador, Hb 2.11
Filho o Salvador, 2Tm 1.10

DEUS ESPÍRITO SANTO
E. S. Onipresente, Sl 139.7
E. S. Onipotente, Lc 1.35
E. S. Onisciente, ICo 2.10
E. S. o Criador, Jó 33.4
E. S. o Eterno, Hb 9.14
E. S. o Santo, 1Jo 2.20
E. S. o Santificador, 1Pd 1.2
E. S. o Salvador, Tt 3.5

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário