O Engano da Tradição (IV)
Observe que em II Timóteo 3:15 Paulo escreve a Timóteo que as Escrituras "podem fazer-te sábio para a salvação", o verbo encontrando-se no tempo presente. Timóteo já era salvo dos seus pecados, mas ainda precisava ser salvo de todas as angústias, dores e desesperos que acontecem por não continuar na doutrina das Escrituras (cf. I Tm. 4:15).
No contexto imediato de II Timóteo 3:14-15, Paulo escreve a Timóteo que as Escrituras do Velho Testamento e a doutrina Paulina combinam para fazê-lo sábio para a salvação dos "homens maus e enganadores" do versículo 13. Porque "deste número" surgem aqueles enganadores que "levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados" (v.6). Este versículo, que frequentemente é mal compreendido, não é um comentário sobre a insensatez de todas as mulheres, mas somente daquelas que são fúteis o suficiente para serem levadas ao pecado por homens maus. O que Paulo está querendo enfatizar é o seguinte: do mesmo modo que sempre houve homens maus que foram capazes de seduzir mulheres néscias, também houve maus líderes religiosos que foram capazes de seduzir crentes néscios que não são sábios para a salvação de tais homens.
As ferramentas da sedução religiosa empregadas pelos líderes religiosos são muito semelhantes às ferramentas de sedução carnal utilizadas por homens lascivos. Por exemplo, um homem que quer seduzir uma mulher frequentemente toca uma música suave e romântica, porque a música pode facilitar a sedução. Com isto em mente, você já ouviu alguém dizer que escolheu frequentar uma igreja apenas na base do programa de música? A música religiosa pode seduzir também! E é deste tipo de sedução religiosa que as Escrituras do Velho Testamento são particularmente capazes de nos salvar.
(Continua)



