Promessa de Deus versus Esforços do Homem

crstam.jpg     “Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada. Porque a lei opera a ira …” (Rom. 4:14,15).

     Isto deve ser evidente para todos nós. Se a bênção é ganha pelas obras da Lei, ela é merecida. É por isto que Gál. 3:18 diz: “Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa: mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.”

     O Apóstolo Paulo, o grande apóstolo da graça de Deus, declara em Rom. 4:4,5:

     “Ora àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas àquele que não pratica, mas crê n’Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.”

     Mas voltemos àquela frase: “a lei opera a ira.” Muitas pessoas, de uma forma ou de outra, não vêem isto. Até alguns clérigos dizem-nos que a Lei foi dada para nos ajudar a sermos bons. Mas o próprio Deus diz, “a lei opera a ira.” Todos os criminosos sabem isso, e todo o pecador deve saber isso. É claro que Deus coloca forte ênfase nisso.

     “Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões” (Gál. 3:19), “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus” (Rom. 3:19). “Por isso nenhuma carne será justificada diante d’Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rom. 3:20).

     Se vimos a Deus esperando a vida eterna por causa das nossas boas obras, não estamos a oferecer-Lhe os nossos termos, que Ele nunca poderá aceitar? Ele nunca venderá a salvação a qualquer preço, e certamente que não a umas poucas “boas” obras insignificantes, quando as nossas vidas estão cheias de fracasso e pecado.

     A nossa única esperança? Deus prometeu dar a vida eterna àqueles que confiam no Seu Filho (João 3:35,36; Act. 16:31; etc.). “… o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rom. 6:23).

em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário