Graça, Fé e Salvação

Um defensor desta denominação religiosa concorda que os homens não podem ser salvos sem Cristo ou fé ou graça, mas argumenta dizendo que a graça de Deus, aceite pela fé em Cristo, não é suficiente para salvar.
Ele diz: “Todos os homens nascem em pecado original, e todos têm de ser purificados pelo Baptismo. No Baptismo, a Graça é implantada na alma por Deus e isso confere o direito ao céu.”
Mas o que dizer do ladrão na cruz, que confiou em Cristo nos seus momentos finais e nunca teve oportunidade de ser baptizado? Ele não foi salvo? (Ver Lucas 23:42,43).
Se, de acordo com Heb. 10:4, não é possível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados (mesmo apesar de requerido por Deus), este escritor poderia explicar-nos como é que alguma quantidade de água poderia remover um único pecado ou corrigir um único erro moral?
Mas alguém poderá depreender da citação acima que a alma baptizada pelo menos está protegida e segura, uma vez que a graça implantada por Deus “confere o direito ao céu”. No entanto não é assim. “A Igreja” nunca dá aos seus devotos verdadeira paz ou certeza; nunca os torna livres. “O direito ao céu,” conferido à pessoa baptizada, é o direito a esforçar-se por isso! Este escritor continua a dizer, “Nós adoramos Deus pela prática dos nossos deveres religiosos a fim de obtermos a nossa salvação.”
Quão satisfatória e tranquilizadora é a Palavra de Deus sobre este assunto:
“Ora àquele que faz qualquer obra [isto é, para a salvação] não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
“MAS ÀQUELE QUE NÃO PRATICA, MAS CRÊ NAQUELE QUE JUSTIFICA O ÍMPIO, A SUA FÉ LHE É IMPUTADA COMO JUSTIÇA” (Rom. 4:4,5).
Ele diz: “Todos os homens nascem em pecado original, e todos têm de ser purificados pelo Baptismo. No Baptismo, a Graça é implantada na alma por Deus e isso confere o direito ao céu.”
Mas o que dizer do ladrão na cruz, que confiou em Cristo nos seus momentos finais e nunca teve oportunidade de ser baptizado? Ele não foi salvo? (Ver Lucas 23:42,43).
Se, de acordo com Heb. 10:4, não é possível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados (mesmo apesar de requerido por Deus), este escritor poderia explicar-nos como é que alguma quantidade de água poderia remover um único pecado ou corrigir um único erro moral?
Mas alguém poderá depreender da citação acima que a alma baptizada pelo menos está protegida e segura, uma vez que a graça implantada por Deus “confere o direito ao céu”. No entanto não é assim. “A Igreja” nunca dá aos seus devotos verdadeira paz ou certeza; nunca os torna livres. “O direito ao céu,” conferido à pessoa baptizada, é o direito a esforçar-se por isso! Este escritor continua a dizer, “Nós adoramos Deus pela prática dos nossos deveres religiosos a fim de obtermos a nossa salvação.”
Quão satisfatória e tranquilizadora é a Palavra de Deus sobre este assunto:
“Ora àquele que faz qualquer obra [isto é, para a salvação] não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
“MAS ÀQUELE QUE NÃO PRATICA, MAS CRÊ NAQUELE QUE JUSTIFICA O ÍMPIO, A SUA FÉ LHE É IMPUTADA COMO JUSTIÇA” (Rom. 4:4,5).
em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam
Cornelius R. Stam