O que se pode fazer pelas almas no Purgatório? (5)
IV. A CONVERSÃO DE UMA CATÓLICA
Uma pobre mulher que estava a morrer num dos nossos grandes hospitais tinha sido educada na Igreja Católica Romana. Ela não tinha sido uma boa católica e agora os seus pecados estavam a atormentá-la e ela chorava de angústia: "Os meus pecados! O que tenho de fazer para me livrar deles?" Uma freira de rosto doce passava pela enfermaria, e vendo a aflição dela falou com ela gentilmente. “Ó irmã ", disse a mulher, "pode chamar um padre para que eu possa confessar os meus muitos e muitos pecados e estar preparada para a morte?"
"Sim, vou falar com o pároco. Mas, enquanto isso, deixe-me colocar este Escapulário em torno do seu pescoço. Poderá ajudá-la, pelo menos um pouco, se morrer antes de o padre vir." E lá foi ela.
Entretanto, como na provisão de Deus, uma missionária da cidade estava a passar pela enfermaria e ela ouviu gemidos, pois o Escapulário não lhe dera paz. Ela disse: "Minha pobre mulher, parece estar em grande aflição."
" Ah, sim, os meus pecados estão a incomodar-me e eu não sei como me ver livre deles."
"Permita-me que lhe leia a Santa Palavra de Deus", e lendo passagem das Escrituras umas após outras, ela revelou a sua paz por meio de Jesus apenas, e, finalmente, a pobre alma moribunda descansou na Palavra, "Todo aquele que crê receberá a remissão dos pecados", e oh, a alegria veio a ela. Poucos minutos depois, o padre chegou. Ele era um homem gentil e ele tinha todos os seus apetrechos com ele. Ele disse: " Agora faça uma boa confissão, a fim de que eu possa dar-lhe a absolvição a fim de poder morrer em paz."
Ela estava muito fraca agora, mas disse: "Padre, deixe-me ver a sua mão."
Ele, pensando que a mente dela vagueava, disse: "Controle-se, tem apenas um pouco de tempo. Faça a sua confissão para que seus pecados sejam perdoados."
"Deixe-me ver sua mão, padre."
Pensando que melhoraria o estado de espírito dela, ele ergueu a mão, mas os olhos dela estavam vidrados e ela não podia ver, mas estendeu-lhe a mão e sentiu a dele e, de imediato, disse: "Não vai dar, padre, não vai dar."
"O que quer dizer com ‘não vai dar’? Não desperdice tempo, faça uma boa confissão para que eu possa fazer tudo o que puder por si antes de morrer."
Ela disse: "Não vai dar. A mão d’Aquele que perdoa os meus pecados tem uma marca de prego nela. Eu não posso encontrá-la na sua".
Caro amigo, sabe o que é confiar n’Aquele que tem uma mão com marca de ser perfurada por prego? Ele morreu por si. Ele derramou o Seu sangue precioso por si e as Escrituras declaram que todos os que põem a sua confiança n'Ele receberão a remissão [ou, perdão] dos pecados.