O que se pode fazer pelas almas no Purgatório? (3)

ironside401

   II. HAVERÁ UM PURGATÓRIO?

     Podemos voltar outra vez à Palavra de Deus para a resposta a esta pergunta. Alguns podem ficar chocados quando digo que há um purgatório. Encontramos no primeiro capítulo da Epístola aos Hebreus versículos l a 3: «Deus, tendo falado outrora muitas vezes e de muitos modos a nossos pais pelos profetas, ultimamente, nestes dias, falou-nos por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem criou também os séculos; o qual, sendo o resplendor da Sua glória e a figura da Sua substância, sustentando todas as coisas com a Sua poderosa palavra, depois de ter feito a purificação dos pecados (dos homens com os seus sofrimentos), está sentado (como homem) à direita da majestade (de Deus) nas alturas».


     Este é o único purgatório do qual lemos na Palavra de Deus, e é o purgatório do precioso sangue de Jesus. Não é um purgatório de fogo que queima o pecado restante num homem que morreu sem estar completamente purificado, mas é aquele purgatório de valor infinito, o precioso sangue de Jesus derramado na cruz que purga, que purifica de todo o pecado aquele que confia em Jesus. Vejamos I João 1:7: «Porém, se nós andamos na luz (da verdade e da santidade), como Ele mesmo também está na luz, temos comunhão recíproca, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado

     Aqui está um homem que pôs a sua confiança no Senhor Jesus Cristo. Foi purificado de todo o pecado, e morre confiando no sangue precioso de Jesus. Quanto pecado ficou para ser queimado fora dele no purgatório? «O sangue de Jesus purifica de todo o pecado.» Que insulto sem intenção ao nosso bendito Senhor é intimar que o fogo dum purgatório imaginário após a morte possa fazer para um homem o que o sangue de Jesus não foi capaz de fazer! Uma vez ouvi um padre Católico Romano dizer: «uma gota do precioso sangue de Cristo é suficiente expiação por todos os pecados do mundo, se os homens somente confiassem n'Ele.» Estou de acordo com aquele padre, mas maravilho-me que tal homem ousasse dizer às pessoas que, embora confiem no sangue de Jesus, quando morrerem terão de ir para o purgatório para ficarem completamente purificados e aptos para a visão beatífica. O sangue precioso de Jesus purifica de todo o pecado.

     Não, não há nenhumas almas santas no purgatório, porque não há tal lugar imaginário conhecido como purgatório na Bíblia. O único purgatório é o precioso sangue de Jesus que purga de todo o pecado aqueles que vêm a Ele como pecadores penitentes e põem n'Ele a sua confiança como seu Salvador.
- H. A. Ironside
(Continua) 
 
Outros:
 
Utiliza a PESQUISA (Frase exata) - lupa no canto superior direito do portal - escrevendo "O que se pode fazer pelas almas no Purgatório?" para acederes às outras publicações sobre o mesmo assunto.

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Como o Senhor transforma

Sermão proferido por Fernando Quental em 08 de dezembro de 2019

José Carvalho
Clamei a Deus

Sermão proferido por José Carvalho em 01 de dezembro de 2019

Dário Botas
Moisés e Paulo

Sermão proferido por Dário Botas em 24 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:1 em 11 de dezembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário