O que se pode fazer pelas almas no Purgatório? (3)

ironside401

   II. HAVERÁ UM PURGATÓRIO?

     Podemos voltar outra vez à Palavra de Deus para a resposta a esta pergunta. Alguns podem ficar chocados quando digo que há um purgatório. Encontramos no primeiro capítulo da Epístola aos Hebreus versículos l a 3: «Deus, tendo falado outrora muitas vezes e de muitos modos a nossos pais pelos profetas, ultimamente, nestes dias, falou-nos por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem criou também os séculos; o qual, sendo o resplendor da Sua glória e a figura da Sua substância, sustentando todas as coisas com a Sua poderosa palavra, depois de ter feito a purificação dos pecados (dos homens com os seus sofrimentos), está sentado (como homem) à direita da majestade (de Deus) nas alturas».


     Este é o único purgatório do qual lemos na Palavra de Deus, e é o purgatório do precioso sangue de Jesus. Não é um purgatório de fogo que queima o pecado restante num homem que morreu sem estar completamente purificado, mas é aquele purgatório de valor infinito, o precioso sangue de Jesus derramado na cruz que purga, que purifica de todo o pecado aquele que confia em Jesus. Vejamos I João 1:7: «Porém, se nós andamos na luz (da verdade e da santidade), como Ele mesmo também está na luz, temos comunhão recíproca, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado

     Aqui está um homem que pôs a sua confiança no Senhor Jesus Cristo. Foi purificado de todo o pecado, e morre confiando no sangue precioso de Jesus. Quanto pecado ficou para ser queimado fora dele no purgatório? «O sangue de Jesus purifica de todo o pecado.» Que insulto sem intenção ao nosso bendito Senhor é intimar que o fogo dum purgatório imaginário após a morte possa fazer para um homem o que o sangue de Jesus não foi capaz de fazer! Uma vez ouvi um padre Católico Romano dizer: «uma gota do precioso sangue de Cristo é suficiente expiação por todos os pecados do mundo, se os homens somente confiassem n'Ele.» Estou de acordo com aquele padre, mas maravilho-me que tal homem ousasse dizer às pessoas que, embora confiem no sangue de Jesus, quando morrerem terão de ir para o purgatório para ficarem completamente purificados e aptos para a visão beatífica. O sangue precioso de Jesus purifica de todo o pecado.

     Não, não há nenhumas almas santas no purgatório, porque não há tal lugar imaginário conhecido como purgatório na Bíblia. O único purgatório é o precioso sangue de Jesus que purga de todo o pecado aqueles que vêm a Ele como pecadores penitentes e põem n'Ele a sua confiança como seu Salvador.
- H. A. Ironside
(Continua) 
 
Outros:
 
Utiliza a PESQUISA (Frase exata) - lupa no canto superior direito do portal - escrevendo "O que se pode fazer pelas almas no Purgatório?" para acederes às outras publicações sobre o mesmo assunto.

Sermões e Estudos

Alberto Veríssimo
Terra de Gigantes

Reunião de Homens por Alberto Veríssimo em 10 de agosto de 2019

Alberto Veríssimo
Tempestade vivida

Sermão proferido por Alberto Veríssimo em 18 de agosto de 2019

Alberto Veríssimo
José, ou saber esperar em Deus

Reunião de Jovens por Alberto Veríssimo em 09 de agosto de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:18 em 31 de julho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário