Pequeno resumo

FUNDADOR -  Buda  (Sidharta Gautama – 563-483  a.C.). Fundado em 525  a.C, na Índia. Com 29 anos de idade, Buda  tornou-se mendigo e perambulou em busca da verdade.  Depois de haver recebido a “iluminação”, passou a ensinar a sua filosofia, e conseguiu milhões de seguidores.  É um ramo do Hinduísmo. Total de budistas no mundo: 12% da população (Fonte: P.Johnstone, Intercessão Mundial, 1993).

DEUS  -  Tudo é Deus (Panteísmo). Cada homem possui uma energia vital.  De um modo geral são ateístas (não crêem num Ser Supremo). Muitos budistas acreditam em Buda como um iluminado universal, com estado de consciência igual a Deus.  Não acreditam num Deus imanente (sempre presente), pessoal e transcendente (superior, excelso).

Refutação: O Cristianismo ensina que Deus é o Criador de todas as coisas; logo, Ele é um Ser distinto da Sua criação.

JESUS -   Foi um grande Mestre e passou muitos anos de sua vida em mosteiros  budistas no Tibet e na Índia.   Para os budistas ocidentais, Jesus é um homem iluminado.

Refutação: A Bíblia ensina que Jesus é o Verbo (Deus) que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.1,2,12, 14).

ESPÍRITO SANTO  -  Nada falam.

BÍBLIA  -  Desprezam-na. As suas doutrinas assentam-se em três grupos de livros: o TRIPITAKA, que constituem os três cestos das escrituras budistas: o primeiro trata da autodisciplina; o segundo, do sermão de Buda; o terceiro, do conteúdo doutrinário.

Refutação: Jesus foi muito claro ao afirmar: "A Tua Palavra é a verdade" (João 17:17) e "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão" (Marcos 13:31). Deus diz nas Escrituras: "Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente: nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele (Eclesiastes 3:14).

SALVAÇÃO
-  O homem atingirá a perfeição plena através de reencarnações e nas boas obras (Lei do Carma).  O objectivo, o Nirvana (o paraíso dos budistas) para eliminar todos os desejos e evitar o sofrimento.  A salvação será alcançada pelo próprio budista sem nenhuma ajuda externa.

Refutação: As Escrituras são muito claras: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:8-10). "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo" (Tito 3:5).


OUTROS ENSINOS - Os “Oito Nobres caminhos”  da doutrina budista são: Crença correcta; sentimentos correctos; fala correcta; conduta correcta; maneira de viver correcta; esforço correcto; memória correcta; meditação e concentração correcta.  As  dez proibições abrangem: (1) assassinato; (2) roubo;(3) fornicação;(4) mentira; (5) bebidas alcoólicas; (6) comer durante a abstinência; (7) dançar, cantar e participar de diversões mundanas; (8) usar perfumes e outros ornamentos;(9) dormir em camas que não estejam armadas no chão; e (10) aceitar ouro e prata como esmola.

 

Sermões e Estudos

Carlos M. Oliveira
A tragédia dos incêndios

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de agosto de 2020

David Gomes
Zaqueu - sua estatura improvável

Tema abordado por David Gomes em 02 de agosto de 2020

Carlos Oliveira
A Ressurreição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de julho de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:11 em 05 de agosto de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário