Ilustrações da Verdade Bíblica (LXII)

Por H. A. Ironside
Depravação total
“Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e [incuravelmente] perverso” (Jer. 17:9).
Muitos objetam a doutrina da depravação total argumentando que todos os homens são capazes de fazer algum bem mesmo apesar de não estarem salvos. Todos nós reconhecemos o valor da decência no comportamento, de um espírito de bondade, da generosidade no cuidado dos necessitados, e virtudes semelhantes, que são frequentemente vistas em não convertidos e até de forma positiva em homens e mulheres ímpios. Como é que, então, pergunta-se, pode ser dito que eles são totalmente depravados? O Dr. Joseph Cook, o grande palestrante de Boston da segunda metade do século XIX, responde esta questão com a seguinte ilustração:
Ele disse que tinha na sua casa um relógio muito bonito e valioso. Este tinha um estojo extremamente bonito, um excelente design, um mostrador elegantemente agradável, com ótimos acabamentos. Era um relógio fascinante à vista, mas tinha uma falha. Ele simplesmente não podia, ou não conseguia, fornecer horas certas. Ele havia passado por diferentes relojoeiros, mas ninguém tinha sido capaz de corrigir esta falha. Como relógio era totalmente depravado!
Não é é isto semelhante ao caso do homem, mesmo no seu melhor, se ele não tiver nascido de novo? Pode haver muito nele que os outros podem admirar, mas ele é positivamente incapaz de fazer a vontade do Senhor, porque o seu coração está totalmente afastada de Deus e, portanto, estando afastado da santidade, é totalmente depravado. Somente o novo nascimento-regeneração pela Palavra e o Espírito de Deus, lhe pode capacitar a sintonia com a vontade divina como revelada nas Sagradas Escrituras. Por mais que possa parecer justo aos olhos dos seus semelhantes, devido a este defeito fatal, toda a sua justiça é como trapos imundos aos olhos de Deus.
- Continua



