O meu tempo

Cornelius R. Stam     "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios" – (Sal. 90:12).

     Alguns anos atrás, quando éramos missionários da cidade na Star of Hope Mission (Missão Estrela da Esperança) de Paterson, Nova Jersey, deparámos com um problema que foi difícil de resolver.

     Localizados onde estávamos, perto da esquina da Rua Main e Broadway, e ao lado da Rodoviária Central, acontecia que frequentemente amigos fizessem uma visita e passassem ali tempo.

     Muitas horas de trabalho foram perdidas porque amigos dos vários funcionários entravam apenas para conversar.

     O meu pai, logicamente, reconheceu o facto de que este tempo perdido representava dinheiro desperdiçado – o dinheiro do Senhor, muito dele contribuído com sacrifício de amigos da Sua obra.

     Como lidar com este problema? Não seria fácil!

     O meu pai começou por fazer uma placa atraente que dizia:

O NOSSO TEMPO É PRECIOSO
POR FAVOR, NÃO O DESPERDICE

Dois dias depois disto, entretanto, ele reconheceu que esta não era uma maneira muito boa de saudar visitantes à Estrela da Esperança. Ele então trocou a placa por outra, visando mais diretamente os funcionários. Esta dizia:

O SEU TEMPO É PRECIOSO
POR FAVOR, NÃO O DESPERDICE

     Mesmo esta placa perturbava-o e, por isso, substituiu-a por uma terceira, que dizia:

O TEMPO É PRECIOSO
NÃO VAMOS DESPERDIÇÁ-LO

     Mesmo esta não corrigiu totalmente a situação, mas ficou lá como um lembrete de que desperdiçar tempo é antiprodutivo. De facto, perturbou-me profundamente uma noite quando eu lia o Salmo 90:12.

     Seis semanas antes, Henrietta (1) e eu tínhamos sido convidados para irmos a casa de um amigo para uma noite de jogos e diversão. Qualquer tipo de jogo de aposta, logicamente, estaria fora de questão e os jogos que jogávamos eram todos saudáveis e bons para aliviar as tensões. O tempo passou com risadas e diversão até à meia noite. Foi encantador. Todos então concordaram em "repetir novamente na semana seguinte". E o evento passou a tornar-se um encontro semanal regular.

     O problema é que eu já tirava um dia de folga por semana e aquela noite a mais parecia demasiado inútil e sem proveito depois de ter passado a novidade. Todas as semanas eu saía – sempre tarde, à noite – tanto com risadas como com demasiadas acusações por ter desperdiçado tempo valioso – tempo que eu tinha passado em festa enquanto havia almas perdidas ao meu redor. E eu tinha dedicado a minha vida ao Senhor como missionário e, mais recentemente, como pastor! Como é que o Senhor poderia estar agradado com isto?

     Quando discuti o assunto com Henrietta, descobri que ela tinha os mesmos sentimentos; então decidimos logo parar com as nossas "noites de diversão" semanais explicando as nossas razões tão graciosamente quanto pudemos aos queridos amigos que nos tinham convidado.

     O Salmo 90:12 é uma boa oração para se orar. Não há nada dispensacional nela. Seria tolice e errado qualquer servo de Cristo não numerar os seus dias, e usá-los apropriadamente. Cada dia é um presente de Deus, para ser usado para Sua glória e trazer a salvação e bênção aos outros.

     Sem dúvida, enquanto numeramos os nossos dias, devemos contar pelo menos um em cada semana para descansar e relaxar. Alguns, por razões de saúde, precisam de mais tempo. Mas não devemos desperdiçar o tempo com meras festas e frivolidades, porque só podemos realizar alguma coisa para Deus necessariamente com esforço – através de trabalho fiel.

O TEMPO É PRECIOSO
NÃO O DESPERDICEMOS

     "Um dia para o Senhor é como mil anos", mas um dia para nós dura apenas 24 horas, durante o qual, precisamos de pelo menos um terço dele para dormir e comer. Então vamos orar sinceramente a oração do salmista:

     "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios".

___________________
1) Minha primeira esposa, que partiu para o Senhor em 1971.

- C. R. Stam

Sermões e Estudos

David Gomes
Muralhas

Sermão proferido por David Gomes em 17 de novembro de 2019

Marcos Roque
Fé transformadora

Sermão proferido por Marcos Roque em 01 de novembro de 2019

Peter Cerqueira
O mal que ameaça crianças ... todos

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 01 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:22,23 em 20 de novembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário