A nova natureza no crente

crstam.jpg     Tem sido bem dito que se houvesse algo de bom em qualquer homem é porque isso teria sido posto ali por Deus. E algo de bom foi concedido por Deus a todo o crente  – uma nova, impecável, natureza.

     Apesar de ainda haver dentro de nós “o que é nascido da carne,” também há “o que é nascido do Espírito,” e exactamente como um é totalmente depravado e “não pode agradar a Deus,” o outro é absolutamente perfeito e agrada-Lhe sempre.  

    Adão foi originalmente criado à imagem e semelhança de Deus, mas ele caiu em pecado e mais tarde “gerou um filho À SUA SEMELHANÇA, CONFORME À SUA IMAGEM” (Gén. 5:3). Não podia ser de outro modo. O Adão decaído só podia gerar e conceber descendência, que mesmo a Lei não podia mudar. Mas “... o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o Seu Filho EM SEMELHANÇA DA CARNE DO PECADO, pelo pecado” conseguiu “que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rom. 8:3,4).

     Como Adão foi feito à semelhança de Deus, mas caiu, Cristo foi feito à semelhança da carne do pecado, para nos remir da queda, para que pela graça, por meio da operação do Espírito, uma nova criação pudesse ser trazida à existência, um “novo [homem], que se renova para o conhecimento, segundo a imagem d’Aquele que o criou” (Col. 3:10) um “novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efé. 4:24).

     Referindo-se a este “novo homem,” João diz:

     “Qualquer que é nascido [gerado] de Deus não comete pecado; porque a Sua semente permanece nele; e NÃO PODE PECAR, PORQUE É NASCIDO [GERADO] DE DEUS” (1 João 3:9).

     “SABEMOS QUE TODO AQUELE QUE É NASCIDO [GERADO] DE DEUS NÃO PECA ...” (1 João 5:18). 

 Cornelius R. Stam
in Two Minutes With The Bible

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 17JULI26
A História repete-se

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de julho de 2026

Peter Cerqueira 12JULI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo

Tema abordado por Peter Cerqueira em 12 de julho de 2026

Carlos Oliveira 10JULI26
O meu "crer" é o correto?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 10 de julho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:7

Estudo realizado em 15 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário