Adormecido num temporal

crstam.jpg     Que cenário decepcionante! Um temporal terrível, almas em perigo, e Jonas, o homem de Deus adormece rapidamente.

     Os marinheiros não se assustam facilmente num temporal, mas desta vez a fúria do temporal era tão grande que “o navio estava para quebrar-se” e até os marinheiros foram levados a cair de joelhos “e clamava cada um ao seu deus” (Jonas 1:4,5). 

    Como podia Jonas, o único homem a bordo que conhecia o verdadeiro Deus, estar a dormir? Dormir enquanto almas estavam a perecer? Era esta a verdade vergonhosa, e nenhum de nós condenaria o espavorido Comandante por o acordar de modo rude e gritando: “Que tens, dormente? levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos” (Ver. 6).

     Porém não nos precipitemos a condenar Jonas, pois podemos ser mais culpados do que ele. Certamente que o mundo hoje está a passar por um pavoroso temporal e as almas à nossa volta correm perigo de vida. Se elas não aceitarem o caminho de Deus para a salvação; se elas não confiarem em Cristo, elas perecerão. E o que é que fazemos relativamente a isso? Estamos a suplicar por elas em oração? Estamos a fazer o que podemos para as alcançar para Cristo? Ou estamos a adormecer rapidamente?

     “Que tens, dormente? levanta-te, invoca o teu Deus!” E depois de teres clamado a Deus a favor dos teus parentes, amigos e colegas perdidos, Ele quer enviar-te para que lhes testemunhes de Cristo e do Seu amor. Enquanto não falares a Deus acerca deles não estarás preparado para falares a eles acerca de Deus.

     Política, moral, espiritualmente, a noite é sombria, o temporal ruge e as almas estão a perecer, mas “Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é Quem resplandeceu em nossos corações” (2 Cor. 4:6). “...nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos pois, como os demais ...” (1 Tes. 5:5,6). 

 Cornelius R. Stam
in Two Minutes With The Bible

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 17JULI26
A História repete-se

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de julho de 2026

Peter Cerqueira 12JULI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo

Tema abordado por Peter Cerqueira em 12 de julho de 2026

Carlos Oliveira 10JULI26
O meu "crer" é o correto?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 10 de julho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:7

Estudo realizado em 15 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário